Jornal Estado de Minas

A coragem de ser imperfeito

O ser humano tem uma tendência à busca pela perfeição. Isso não é errado, temos sempre que buscar o melhor e tirar o melhor de nós. Porém, muitas vezes, essa busca é exaustiva e implacável, principalmente quando essa perfeição não é para satisfazer nosso desejo pessoal, e sim às expectativas sociais. Afinal, aprendemos que a imperfeição significa inadequação.

A professora e pesquisadora da Universidade de Houston Brené Brown estuda há 16 anos a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia. Com base em todo esse conhecimento e ciente de como a sociedade dita padrão de quem, como e o que deveríamos ser, escreveu o livro Eu achava que isso só acontecia comigo, um verdadeiro manual de como combater a cultura da vergonha e recuperar o poder e a coragem.

A obra revela uma verdade transformadora: nossas imperfeições são o que nos conectam uns aos outros e à nossa humanidade. Segundo a autora, a nossa cultura nos diz que devemos rejeitar nosso corpo, nossa história, e até mesmo o nosso verdadeiro eu para sermos aceitos. Brené diz que vícios, perfeccionismo, medo e culpa são alguns dos sinais externos dos efeitos da vergonha nos aspectos mais banais e visíveis da vida.

A especialista mostra no livro que nossas vulnerabilidades não são fraquezas, são lembretes poderosos para mantermos o coração e mente abertos à realidade de que estamos todos no mesmo balaio. E apresenta estratégias para transformar nossa capacidade de amar, trabalhar, sermos pais e construir relacionamentos.

Brown oferece insights e estratégias para compreendermos a vergonhas e superar seu poder sobre nós, dando um olhar interessante para um sentimento que debilita e prejudica nosso potencial. O livro é um portal para a liberdade e a autoestima.

Segundo Brené, “quanto menos compreendemos a vergonha e como ela afeta nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos, mais poder ela exerce sobre nossa vida. Porém, se encontrarmos coragem para falar sobre vergonha e compaixão para ouvir, podemos mudar a maneira como vivemos, amamos, criamos nossos filhos, trabalhamos e construímos relacionamentos”.

 

contatos


Radiestesia
A terapeuta holística Rose Ferraz, está atendendo e com inscrições abertas para cursos sobre ativação e implantação do GNA, cristais, cores, florais, aromas, energias crísticas, exame radiestésico e fitoterapia. Inscrições abertas para março e abril. Informações: (31) 3642-6947.

 

Ioga – O Instituto Ponto Equilíbrio está com inscrições abertas para o curso de formação em laya ioga. A professora Maria José Marinho explica que se trata de um ramo da ioga que é um importante instrumento para a dissolução de sofrimentos, sem trazer sofrimento de pensar que nossos males foram criados pelo mundo externo,  sem pensar nos nossos traumas e problemas. O curso vai possibilitar o acesso sobre o conceito, os sintomas, os princípios básicos, os recursos para tratar e prevenir os transtornos do psiquismo; promover o conhecimento para vencer a angústia, depressão, ansiedade, fobias (doença do pânico), nervosismo, insônia, problemas causados pelo déficit de atenção, transtorno bipolar (Borderline) e esquizofrenia; dar condições para que as pessoas se desenvolvam, aprendendo sobre elas mesmas; ensinar a transmutar as emoções negativas para alcançar a paz e o equilíbrio.

As aulas começam 23 de março, são semanais, sempre às sextas-feiras, das 14h às 17h. Local: Av. do Contorno, 4.614, 10º andar, Savassi. Informações e inscrições: (31) 3225-4222, (31) 3223-8340 ou (31) 99145-7178.

CurSos e palestras – O Instituto Kaizen de Reiki e Terapias Holísticas oferece palestra gratuita, dia 30, sobre Magnified Healing®, das 9h às 10h30. E está com inscrições abertas para os cursos: hoje e dia 23, Reiki Usui Ocidental 2, dia 18, Reiki Usui Ocidental 3A; dias 19 e 20, Máster Reiki Usui Ocidental nível 3B; dia 21, Rainbow Reiki NÍVEL 1; dia 22, Karuna Reiki practitioner nível 1; dia 24, Shoden Reiki 1º. Grau Gendai original japonês. Todas as aulas são das 8h às 19h, ministradas pelo facilitador Bern Hard Roessmann. Local: Rua Timbiras, 2.250 sala 201, Lourdes.
Informações e inscrições: (31) 3213-8843 ou WhatsApp (31) 99611-8666.

Florais de Bach – Estão abertas as inscrições para o curso “Aprenda a usar os Florais de Bach Healingherbs”, com a especialista Lilian Daisy. As aulas começam em27 de abril, nos fins de semana, das 9h às 17h. O curso é voltado para pessoas que desejam conhecimentos na área de terapias integrativas, para iniciar ou complementar formações em terapia floral ou para quem deseja qualidade de vida pra si e sua família. Local: Rua Teixeira de Freitas, 478, Sala Multimeios, Santo Antônio. Informações e inscrições: WhatsApp (31) 99984-9255.

Terceira idade – Estão abertas as inscrições para as palestras em grupos da terceira idade com a terapeuta ocupacional Talita Mary para o primeiro semestre de 2019. Os encontros têm como temas principais o envelhecimento, a prática da atividade física, a memória e cuidados com a saúde na terceira idade.
As palestras são gratuitas. Inscrições e informações:
(31) 98371-9835 e (31) 36577-4851.

.