Quanto mais exótico, melhor. É esse o lema da marca de óculos Moon, que tem incentivado os mineiros a ousar nas produções. “Você pode usar preto todos os dias, mas, com um óculos diferente, consegue ser camaleão”, observa a fotógrafa Lara Lima, que assina as criações. Mesmo na linha clássica, ela sempre inclui um detalhe ou uma cor que deixam a peça marcante.
Vem de longa data a atração da fundadora da Moon por óculos diferentes. Ela não se esquece de uma foto de criança usando um modelo redondo com lentes azuis. Lara estudou design, mas acabou escolhendo a fotografia como profissão. O rumo da sua vida começou a mudar depois de um intercâmbio na Irlanda, há sete anos. “Visitei vários brechós e comprei óculos muito diferentes.
Não demorou muito para Lara ter a ideia de fabricar uma linha de óculos. Dessa forma, uniu a paixão pelo acessório com o desejo de voltar a desenhar. A primeira criação, de nome Benedito, tem lentes arredondadas. “Lá atrás, se você visse um óculos arredondado, era da Moon. Na época, essa moda ainda não tinha voltado”, lembra. O modelo continua a ser fabricado e se tornou um clássico da marca, justamente porque consegue se adaptar a qualquer tipo de rosto.
Hoje, já são mais de 70 modelos, entre femininos e masculinos, ousados e clássicos, todos com algum detalhe diferente.
Desde o ano passado, a marca apresenta duas coleções por ano para seguir as datas de lançamento do atacado. O verão chegou este mês às lojas. Pensando no aquecimento global, Lara criou no ensaio uma atmosfera em que os modelos usam roupas que protegem a pele do sol e aparecem ao lado de frutas, que representam uma comida mais leve, necessária para enfrentar o calor. As cores escolhidas traduzem bem o clima quente do verão, entre elas vermelho, laranja, pink, amarelo e verde limão, na onda do néon.
Uma das apostas da Moon para a temporada é o translúcido. “É uma chapa de acetato sem pintura, só com tratamento, que fica transparente. Não é novidade, já tem sido utilizada há um tempo, mas resulta em um óculos altamente verão por ser leve.
Entre os modelos, Lara elege o New York como estrela da vez. Os óculos têm as laterais puxadas de gatinho, estilo que ela ajudou a reviver no início da marca. “Se é muito ousado, poucas clientes usam. Então, pensei em um gatinho mais comercial, que não fosse tão puxado”, explica. O modelo arranca suspiros da criadora por outro motivo: é o único que está sendo produzido por uma fábrica antiga de Itabirito que voltou a funcionar e mantém o processo totalmente artesanal, como ela defende. O Juliet segue o mesmo traço de gatinho, que continua em alta.
MODELOS ICÔNICOS Lara também gosta de fazer remake de óculos que marcaram época. Um deles é o modelo clássico, com armação de tartaruga, que a atriz Audrey Hepburn usou no filme Bonequinha de luxo, de 1961. A marca já resgatou os óculos brancos que o músico Kurt Cobain imortalizou em sua curta carreira e o modelo que o ator Johnny Depp usa no dia a dia. Além disso, leva ao mercado acessórios de filmes icônicos, como Kill Bill e Grande Hotel Budapeste.
A Moon tem se aproximado cada vez mais das passarelas.
Lara destaca outra experiência marcante na passarela com a estilista de roupas veganas Renata Buzzo, que integra o line-up da Casa de Criadores, em São Paulo. Em uma iniciativa inédita, a marca mineira, acostumada a utilizar principalmente acetato, desenvolveu óculos a partir de caroço de algodão. O material se transforma em uma chapa resistente, que fica com aparência de papel reciclado e tem melhor custo/benefício. O trabalho será apresentado, em fevereiro, na Milão Fashion Week.