Jornal Estado de Minas

Vexame histórico da seleção em 2014 ajuda quatro instituições brasileiras

 

 

Sabe aquele vexame na semifinal da Copa do Mundo de 2014, em pleno Mineirão, que ninguém gosta de lembrar, embora não consiga esquecê-lo? Pois uma ação inteligente do Mineirão e da DAHW Brasil serve para aquietar os apaixonados torcedores brasileiros. As instituições criaram, em 2018, o Projeto Goleada do Bem e, agora, entregaram simbolicamente cerca de R$800 mil a quatro instituições contempladas. O recurso vem de uma trave e uma rede utilizadas na goleada de 7 a 1 da seleção da Alemanha sobre o Brasil. A rede foi dividida em pedaços e os interessados em ter uma lembrança daquela semifinal contribuíram com doações acima de 71 euros. Já a trave foi destinada ao acervo do museu do futebol de Dortmund, na Alemanha.


A ação recebeu mais de 50 projetos de todas as regiões do Brasil, sendo que quatro atenderam aos requisitos do edital, lançado em outubro/18. A cerimônia de entrega foi realizada durante o seminário "Futebol, gestão e Inovação". Os contemplados são os projetos da Geração 4, de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, a Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) e de duas instituições de Belo Horizonte: a Fundação Benjamin Guimarães - Hospital da Baleia e o Projeto Bom na Bola, Bom na Vida. "Cumprimos mais uma etapa de um grande projeto.

Agora, começa o trabalho mais gratificante, que é ver os projetos apresentados saírem do papel e impactarem diretamente e de forma muito positiva a sociedade e a vida das pessoas", ressalta a gerente de relações institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes.


O diretor Executivo da DAHW Brasil, Reinaldo Bechler, afirmou que a entrega desses recursos é materializar um trabalho que está sendo realizado há quase um ano, por meio do "Goleada do Bem". "Estamos ansiosos por ver as pessoas serem beneficiadas com esse trabalho e entendemos que a dimensão foi gigantesca, por isso queremos colocar em prática rapidamente esses quatro projetos".


Cada uma das instituições receberá aproximadamente R$ 200 mil, conforme previsto em edital. O Mineirão e a DAHW Brasil acompanharão toda a execução dos projetos e as instituições prestarão conta dos valores recebidos à comissão organizadora do Goleada do Bem periodicamente.

BASQUETE CADEIRANTE A representante da Funfarme, Amália Tieco da Rocha, demonstrou sua gratidão pelo hospital ser contemplado com os recursos. "Estamos muito felizes e esse projeto vai mudar a vida de várias crianças por meio da inclusão social". A instituição de saúde de São José do Rio Preto (SP) utilizará o recurso para implementar um projeto de basquete em cadeira de rodas.

GERAÇÃO 4 O coordenador geral do instituto, Fernando de Oliveira Valença, o Fernando DDI, atleta da seleção brasileira de beach soccer, se diz realizado com a escolha do projeto, que usa o futebol de areia para afastar as crianças das drogas. "Foi muito importante participar de um edital tão concorrido. É a certeza de estarmos na direção certa.

Receber esse aporte, de uma instituição reconhecida, e de outro estado, aumenta ainda mais nossa responsabilidade".

BORA JOGAR O Projeto Bom na Bola, Bom na Vida, que por meio do "Bora Jogar Bola" contribuir para formação integral de crianças e jovens da região Oeste de Belo Horizonte. Carlos Antônio, presidente do Bom na Bola, Bom na Vida, afirma que "receber os recursos será algo de enorme relevância para o projeto social. É o reconhecimento de um trabalho e teremos a possibilidade, agora, de fundamentar nossos projetos".


Uma das mais respeitadas instituições de saúde de Belo Horizonte, o Hospital da Baleia, inscreveu projeto que visa a melhoria da saúde bucal e da qualidade de vida das crianças em tratamento oncológico. A gerente de mobilização de recursos da instituição, Danielle Ferreira, falou da importância desses valores para o hospital. "Foi uma excelente oportunidade para o Hospital da Baleia. São recursos que serão destinados para garantir melhor qualidade para os pacientes. Esse valor fará diferença no hospital, com toda certeza", afirma.

.