Jornal Estado de Minas

Marcelo Gosende revela seu "pulo do gato" para ser 'Profissional de Atendimento do Ano'

 

 

Fim de ano, hora de apontar os melhores da temporada. E ser considerado o melhor em qualquer especialidade da publicidade, em ano dos mais áridos para o mercado mineiro, vale muito mais do que conquistar um título importante. Pelo menos é o que podemos dizer de Marcelo Gosende, eleito o "Profissional de Atendimento do Ano" na tradicional premiação "Os Melhores da Propaganda Mineira", promovida pelo SINAPRO-MG - Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais e AMP - Associação Mineira de Propaganda.


Até pouco tempo, ao profissional de atendimento bastava habilidades para prospectar marcas, negociar e elaborar briefings inspiradores. Mas com a expansão do mercado, surgimento de novas mídias, novas ferramentas e aumento da demanda dos anunciantes esses profissionais tiveram que se reinventarem. "Mais do que conhecer o cliente e suas necessidades, para qualquer profissional de atendimento fazer sucesso, foi preciso entender muito mais do produto e do negócio em que seu cliente está inserido, para apresentarmos soluções aos clientes", define Marcelo Gosende.


Antes, porém, é preciso romper barreiras que se tornaram quase intransponíveis com a crise econômica do país. "Foi um ano muito difícil para todo o segmento publicitário. Para o atendimento, muitas portas fechadas por falta de verbas ou redução em investimentos", constata Gosende, há 35 anos no mercado, sendo 28 anos na TV Alterosa, emissora do grupo Diários Associados.

EXPERIÊNCIA PESSOAL Indicado pelo segundo ano ao prêmio, Marcelo Gosende entende que o reconhecimento não pode ser considerado individual.

Ele destaca que é preciso reconhecer também o esforço de outros profissionais na construção de um bom produto final. "Esse produto engloba toda a estrutura da empresa. Por exemplo: a programação, sem uma boa equipe, nada funciona; sem marketing e sem comunicação, não vendo".


O profissional acredita que o grande "pulo do gato", para quem é "atendimento", é entender profundamente do produto do cliente, além de criar "casco" navegar nas intempéries do mercado. Por isso, ele usa a própria experiência de vida como bússola para direcionar suas ações. "Como sou 'sócio' no comércio (sua esposa é proprietária de loja) procuro analisar quais as dificuldades que ela tem para se manter e se comunicar no mercado. E com esta experiência do dia a dia, antes de apresentar qualquer proposta, procuro me relacionar e conhecer o cliente, estudar ao máximo seu produto, para somente depois apresentar uma solução que resolva a necessidade daquele cliente", argumenta.

"Muitas vezes, devido à crise, temos até dificuldades de ser ouvido pelo mercado. Muitos clientes pensam que só queremos vender, quando, na verdade, a intenção é apresentar solução para tirá-lo de uma situação difícil", acrescenta.

VANTAGEM A estrutura da empresa tem peso determinante no sucesso de um profissional de atendimento. Marcelo Gosende enumera as vantagens de trabalhar em um grupo que oferece um mix de opções de mídia para o cliente. "Como hoje estamos vendendo produtos cada vez mais customizados, nossa grade de programação nos ajuda a trabalhar vários segmentos do mercado. Assim, temos produto para atender ao mesmo tempo o segmento de turismo, estética, vestuário, tecnologia, entre outros. Também ajuda muito o fato de o SBT ser visto como 'TV Família' e a TV Alterosa como uma empresa mineira, com programação regionalizada. Alem disso, no nosso caso, podemos fazer de uma só vez propostas para digital, impresso e TV. É por isso que digo que 80 ou 90 por cento desse mérito são da empresa.
Afinal, se só sou reconhecido, é por que estou na empresa", conclui o "Profissional de Atendimento do Ano".

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