Jornal Estado de Minas

FUTEBOL FEMININO

Atletas conquistam evolução financeira, mas menos que os homens



Machismo, misoginia e falta de incentivo. Esses são alguns dos fatores que impediram o futebol feminino avançar e receber o mesmo tratamento que o masculino por entidades esportivas e até torcedores ao longo dos anos. Aos poucos e com muita luta, liderada inclusive por atletas, esse cenário começa a mudar – ainda que timidamente. Da última edição da Copa do Mundo Feminina, em 2019, para a atual, que começa na próxima quinta-feira (20), houve uma mudança de patamar, com aumento nas premiações e nos patrocínios. Mesmo assim, a disparidade em relação aos homens permanece.





Neste ano, a seleção campeã receberá prêmio de US$ 150 milhões (cerca de R$ 750 milhões na cotação atual), três vezes mais que em 2019. O aumento é ainda mais relevante quando comparado ao valor pago na Copa de 2015, que foi 10 vezes menor. Ou seja, na época, a Seleção dos EUA faturou US$ 15 milhões por levantar a taça.

O choque vem quando a quantia é comparada ao prêmio concedido à Argentina na Copa do Catar, em 2022. Os sul-americanos faturaram US$ 440 milhões (cerca de R$ 2,3 bilhões), quase três vezes mais que o valor a ser embolsado pela seleção que vencer a competição feminina na Austrália e na Nova Zelândia.

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, declarou em congresso da entidade que o objetivo é igualar as premiações feminina e masculina no próximo ciclo, com as Copas do Mundo de 2026 e 2027.





A crescente do futebol feminino passa tanto pelo reconhecimento das entidades em relação à importância de investir no esporte quanto pelo apoio de torcedores e mídia. O Mundial disputado na França, em 2019, que sagrou a Seleção dos Estados Unidos tetracampeã, contou com 1,12 bilhão de espectadores, segundo a Fifa. Tal relevância impulsionou e direcionou os holofotes para o campo e a qualidade do jogo, que antes só era apreciada no masculino.

No mesmo ano da última Copa, a CBF determinou que os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro tivessem equipes femininas. Com o aumento da visibilidade da modalidade, o futebol feminino passou a ter novos focos, além de discussões sobre o tamanho do gol ou da falta de habilidade de jogadoras – que passaram anos impedidas de jogar futebol, seja por falta de investimentos ou bloqueadas pelo preconceito.

Para a Copa da Austrália e Nova Zelândia, mais recordes são esperados. Neste ano, novos meios de comunicação investiram em transmissões, mais um indicativo da evolução e na aceitação de que o futebol feminino é um produto que merece investimento.





PERSONAGENS DA LUTA

Em 2019, a atacante estadunidense Megan Rapinoe foi uma das grandes figuras que protestaram pelo pagamento igualitário entre os jogadores e as jogadoras de futebol. Mesmo sem receber o reconhecimento desejado, ela continuou defendendo essa bandeira nos anos seguintes. "Não há status, realizações ou poder para nos proteger das garras da desigualdade", disse a atleta no Congresso Nacional dos EUA, em 2021.

Em 2021, a meia-atacante brasileira Marta, considerada uma das maiores jogadoras da história, foi para a Olimpíada de Tóquio sem patrocínio, em protesto contra disparidades de investimentos entre ela e os jogadores da Seleção masculina. “Eu queria dar esse exemplo para outras atletas e até outras atividades fora do esporte, para que a gente possa buscar igualdade. Juntas. Financeiramente, não ganhei nada com isso”, disse, na época.

A campanha pela igualdade salarial e a luta por direitos iguais impactaram o futebol brasileiro de diversas formas. Além do aumento no número de torcedores, que passaram a ir a campo apoiar times femininos, a pressão pelo incremento nos investimentos deu resultado.





A final do Campeonato Brasileiro Feminino de 2022, entre Corinthians e Internacional, bateu recorde de público no jogo da volta: 41.070 pessoas prestigiaram a partida na Neo Química Arena, em que o Timão ergueu a taça. O número representa o crescimento de popularidade e relevância na modalidade. Em 2023, o número de patrocinadores do campeonato também aumentou. São 80 marcas que estampam o nome nas camisetas e nas publicidades dos clubes e do próprio torneio nacional.

MAIORES SALÁRIOS

Qual é o salário das craques da Copa do Mundo feminina? O Mundial reúne as maiores e as melhores jogadoras de futebol. Além do prestígio e responsabilidade de defender a camisa de seu país, as atletas também vestem camisas de times ao redor do Mundo e movimentam financeiramente o mercado da bola.

A número 1 do ranking é a australiana Sam Kerr, do Chelsea. A atacante, de 29 anos, é a primeira mulher a ser capa do jogo de videogame Fifa 23. Ela também é a maior artilheira de todos os tempos da Seleção da Austrália, não à toa, é a capitã da equipe.





Em segundo lugar vem a americana Alex Morgan, de 33 anos. A atacante do San Diego Wave, dos Estados Unidos, já foi consagrada como melhor jogadora do mundo duas vezes. No top 3 vem Megan Rapinoe, da Seleção dos Estados Unidos. A veterana de 37 anos é um símbolo no futebol feminino. A atacante ficou conhecida por defender os direitos de igualdade de pagamentos das mulheres, além de acumular prêmios individuais e em equipe pela seleção.

A única brasileira do ranking é Marta, de 37 anos, do Orlando Pride, como a quinta jogadora mais bem PAGA atualmente. A meia-atacante é considerada por muitos uma das maiores jogadoras da história. Ela foi nomeada ‘melhor do mundo’ seis vezes e disputará sua última Copa do Mundo.

Ranking das jogadoras mais bem pagas da Copa do Mundo

  • Sam Kerr – R$ 2,5 milhões por ano (US$ 525 mil)
  • Alex Morgan – R$ 2,16 milhões por ano (US$ 450 mil)
  • Megan Rapinoe – R$ 2,13 milhões por ano (US$ 445 mil)
  • Ada Hegerberg – R$ 2 milhões por ano (US$ 425 mil)
  • Marta – R$ 1,9 milhões por ano (US$ 400 mil)
  • Wendie Renards – R$ 1,9 milhões por ano (US$ 400 mil)
  • Amandine Henry -R$ 1,8 milhões por ano (US$ 390 mil)
  • Lucy Bronze – R$ 961 mil por ano (US$ 200 mil)
  • Alexia Putellas – R$ 785 mil por ano (€150 mil)
*valores na cotação atual