
No país, a expansão foi 9,8% das unidades de franquia em operação. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que mostra também que, no segmento de vestuário, no país, houve um aumento de 3% no faturamento em 2014, chegando a R$ 9,677 bilhões. Em número de marcas, cresceu 5,8%, com 329 redes, e em unidades aumentou 12,2%, com 8.770 lojas. Em Minas, no setor de vestuário já são 41 marcas existentes para franquias. “É um setor amadurecido, mas que exige do franqueado bastante preparação e trabalho”, comenta o diretor de inteligência de mercado, relacionamento e sustentabilidade da ABF, Cláudio Tieghi. Segundo ele, a grande vantagem desta modalidade é o empreendedor usufruir do know-how, troca de informações rápidas e reconhecimento da marca. “O franqueador está conectado a tendências internacionais, já tem o modo de fazer, e, na moda, isso é importante.”
O primeiro passo para quem decidiu entrar nesse ramo é, segundo Cláudio, a avaliação do negócio. “Não se deve avaliar uma franquia só por questões financeiras. É importante que o interessado busque comprar uma franquia com a qual ele se identifique, levando em consideração o tipo de produto, os valores da marca, a forma de se trabalhar e o cotidiano desse negócio”, afirma. Segundo Cláudio, o franqueado, no universo da moda, não precisa ter experiência no ramo, mas precisa gostar do que faz. “É uma área que tem vários nichos, como infantil, feminino, masculino. Por isso, a pessoa tem que avaliar e ver qual mais lhe atrai”, aconselha.
SELEÇÃO Depois de decidir qual a área do seu negócio, o caminho é ser aprovado pelo franqueador. “Existe um processo seletivo, em que o franqueador faz uma leitura desse candidato, observa se ele quer mesmo ficar no segmento, e o candidato tem a oportunidade de conhecer mais sobre a marca e ter certeza se quer ou não trabalhar com ela.” Para que esse processo, a recomendação da ABF é de que o interessado passe por essas avaliações, pelo menos, em três marcas.
Se está decidido a comprar uma franquia, a franqueadora é obrigada a enviar ao franqueado uma Circular de Oferta de Franquia, que é um documento, em que ela vai prestar toda a informação relacionada à marca. “Constará nesse documento o modelo de negócio, o perfil do franqueado, níveis de investimento e previsão de ponto de equilíbrio da operação. Essas informações devem ser entregues 10 dias antes da assinatura do contrato, o que impede que o candidato feche um negócio no calor das emoções”, diz Cláudio.
RAIO X DE MINAS NO SETOR DE FRANQUIAS
Percentual de unidades instaladas nas capitais
São Paulo 16,5%
Rio de Janeiro 7,4%
Belo Horizonte e Curitiba 2,4%
Por estado
São Paulo 37,5%
Rio de Janeiro 11,6%
Minas Gerais 7,9%
Paraná 6%
Unidades por segmento da moda
Acessórios Pessoais e Calçados 457
Vestuário 316
Vantagens da franquia
- Possibilidade de sucesso devido a ser um negócio já experimentado.
- Planejamento, pesquisas, treinamento.
- Baixo custo de propaganda e promoções.
- Rapidez no retorno financeiro.