Jornal Estado de Minas

Triângulo de lendas reais

Dizem que foi em Capinópolis, cidade do Triângulo Mineiro, enquanto comia guariroba com carne seca e quiabo, que Juscelino Kubitscheck resolveu se candidatar à Presidência da República.

Dizem também que um dos desbravadores dessa região foi o destemido Joaquim Maximiliano que partiu de São João Del Rey com a mulher, quatro filhos e uma tropa de animais para conquistá-la.



E dizem que um dos fundadores da cidade de Abadia dos Dourados foi enterrado com cartas de Tiradentes, cartas que nosso herói trocava com seus antepassados.

E dizem muitas outras coisas sobre esse parte de Minas, que quis se desmembrar de Minas, porque, com razão, se achava esquecida do poder central. Entende-se. Já em 1906 Araguari, por causa da Estrada de Ferro Goiás, estava voltada para fora do estado. E a Cia. Mogiana paulista lá chegou em 1896. Assim, não é de estranhar que o recente projeto do trem-bala colocará Campinas em contato imediato com essa fértil região de Minas.

Das histórias da riqueza trazida pelo primeiro zebu que chegou da Índia em 1870, muitos sabem. Talvez não saibam que a Expozebu (de 1 a 10 de maio) é um negócio que movimenta mais de 150 milhões de reais; e que um trecho da BR 050 cercado por ricas fazendas é chamada de Vieira Souto da Pecuária e Avenida Paulista do Zebu.

Depois das levas de bandeirantes, das avalanches de garimpeiros, região conheceu a imigração variada, de onde resultou, por exemplo, a festança da “Maktub”, quando centenas de bailarinas encenam ritmos árabes.

Sabemos que Chico Xavier – o médium espírita - escolheu Uberaba para lá viver e atender aos que o procuravam. A lenda internacional em que se transformou está lá registrada no Memorial em sua homenagem. Mas a fantástica história dessa região está nos moluscos, vertebrados e fósseis de 80 milhões encontráveis nas terras calcárias de Peirópolis.