(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Juventude marca presença na Rio+20; confira agenda


postado em 11/06/2012 14:48 / atualizado em 11/06/2012 18:44

A juventude está com a agenda lotada para a programação da Rio+20. As atividades  foram iniciadas no começo da última semana e seguem até o final de junho. 

Com o tema,  construindo narrativas em um mundo 2.0, um dos momentos mais importantes será a Conferência Youth Blast, que vai inserir o segmento no processo oficial da Conferência da ONU, sendo realizada em duas etapas. Nos dias 7 e 8 de junho os debates envolverão a juventude brasileira e, no período de 10 a 12, a discussão envolverá a juventude mundial, com a presença de jovens de várias as nacionalidades.

A Youth Blast será um dos momentos mais importantes dessa participação, pois ali serão escolhidos os jovens que vão participar dos processos de negociação do documento final da Rio+20. Além disso, o evento aprovará uma declaração com os posicionamentos da juventude mundial, destinada aos Chefes de Estado presentes na Rio+20. A atividade será realizada no Centro de Convenções Sul América, na Av.Paulo de Frontin 1, Cidade Nova, no centro da capital.

Além da Youth Blast, outras agendas marcarão a presença da juventude na Conferência. São atividades organizadas pela Secretaria Nacional de Juventude (da Secretaria-Geral da Presidência da República), junto com o Conselho Nacional de Juventude e instituições parcerias, incluindo órgãos do governo federal, de governos de outros países e instituições internacionais, como a ONU Habitat.

Com o objetivo de envolver a juventude brasileira nesse importante debate, a SNJ, o Conjuve e a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançaram uma campanha nacional de mobilização, que tem como foco as redes sociais e conta com a parceria de diversas redes dos movimentos juvenis. O objetivo é dar voz aos jovens, para que estes passem de meros expectadores a participantes ativos da Conferência. Dessa forma, a SNJ pretende colocar as prioridades do segmento no centro da discussão, inserindo as prioridades do segmento nas decisões finais do encontro.

Principais atividades da juventude na Rio+20:

4 a 12/6 – Congresso da Juventude


O Congresso acontece no Sítio das Pedras, em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro, e integra a agenda paralela da Rio+20.

7 a 12/06 - Youth Blast

Horário: o dia inteiro
Local: Centro de Convenções Sul América,Avenida Paulo de Frontin 1 - Cidade Nova - Centro
Organização/apoio: SNJ, CONJUVE, MGCY, PNUD, UNFPA e ONU Habitat

13/6 – Mesa Juventude e Sustentabilidade


Horário: 9h
Local: Teatro do Jardim Botânico, Espaço Tom Jobim, Rua Jardim Botânico, 1.008 - Jardim Botânico
Organização/apoio: SNJ, MMA

Essa mesa faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e tem por objetivo apresentar olhares dos diferentes setores da juventude organizada sobre os desafios da sustentabilidade.

13 a 16/6 - Encontro da Juventude e Educação para a Sustentabilidade


Horário: o dia inteiro
Local: Rio Othon Palace, Avenida Atlântica, 3264 - Copacabana
Organização/apoio: SNJ, MEC

A Secretaria Nacional de Juventude e o Ministério da Educação realizarão entre os dias 13 e 16 de junho uma atividade intitulada “Encontro da Juventude e Educação para a Sustentabilidade” que pretende reunir cerca de 500 jovens. O objetivo é reunir representantes da juventude para dialogar sobre suas experiências em educação para a sustentabilidade; dialogar sobre as políticas desenvolvidas e propostas pelo Ministério da Educação nas áreas de educação ambiental e políticas de juventude, bem como fortalecer o diálogo sobre a política de educação para a juventude e a sustentabilidade.

17/6 – Juventude Brasileira e Participação Social


Horário: 9h
Essa mesa apresentará a experiência brasileira em participação social da juventude e seus novos desafios.
Local: Arena Sociombiental, Aterro do Flamengo
Organização/apoio: SNJ, Conjuve

18/6 – Painel sobre a criação do Fórum Permanente de Juventude das Nações Unidas


Horário: 14h
Local: Teatro Oi Futuro Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar, Ipanema
Organização/apoio: SNJ, ONU Habitat, Governo da Noruega, Governo do Sri-Lanka

Esta será a principal atividade voltada aos órgãos nacionais de juventude. A ONU apresentou a possibilidade de reforma do Regime Multilateral de Juventude com a criação de um Escritório para um Conselheiro Especial de Juventude do Secretário-Geral e a possibilidade de novos instrumentos de participação social nos diálogos multilaterais. O Painel tem por objetivo provocar o debate sobre a criação do Fórum e traçar uma estratégia para sua aprovação pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU e pela Assembleia-Geral da Organização.

19/6 – Inclusão Digital e Juventude Rural


Horário: 16h
Debate sobre como a inclusão digital da juventude rural pode contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.
Local: Píer Mauá Armazém 2, Av. Rodrigues Alves, 10, Zona Portuária
Organização/apoio: SNJ, SID/MiniCom
Acompanhe todas as notícias sobre a participação da juventude na Rio+20 pelos seguintes canais:

Página oficial e redes:

https://www.juventude.gov.br/rio20

Twitter: https://www.twitter.com/JuventudeRio20

Facebook: https://www.facebook.com/JuventudeRio20

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)