(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas LANÇAMENTO

ONU abre espaço "O Futuro que Nós Queremos" nesta terça

Museu de Arte Moderna (MAM) recebe salão interativo


postado em 11/06/2012 10:42 / atualizado em 11/06/2012 11:01

MAM-RJ terá exposição interativa com espaço para envio de mensagens(foto: Vicente Mello/Abr)
MAM-RJ terá exposição interativa com espaço para envio de mensagens (foto: Vicente Mello/Abr)
O Comitê Nacional Organizador da Rio+20 abre nesta terça-feira o espaço ‘O Futuro Que Nós Queremos’ no foyer do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. O espaço funcionará junto à Cúpula dos Povos e tem por objetivo mobilizar a população para participar da conversa global lançada pela ONU: ‘O Futuro Que Nós Queremos'. No Brasil, a conversa ganhou um novo conceito, com a campanha “Eu Sou Nós”, que convida as pessoas a abrir mão de sua individualidade e começar a pensar coletivamente.

A mobilização já recebeu o apoio de centenas de brasileiros anônimos e famosos, como o ex-jogador Ronaldo, o cantor MV Bill, a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho, o artista plástico Vik Muniz, e o arquiteto Oscar Niemeyer. As contribuições de milhares de pessoas estão no site da campanha – www.ofuturoquenosqueremos.org.br – e também nesta exposição, com mensagens vindas de vários países do mundo.

No espaço interativo do MAM o público poderá deixar suas mensagens sobre o futuro do planeta tirando fotos ou gravando mensagens que serão disponibilizadas no site da campanha. Lá também ele será convidado a pensar, de forma simples e didática, sobre os sete temas principais propostos pela conversa global: empregos, energia, cidades, alimentos, água, oceanos, e desastres.

Em quatro telões os visitantes de ‘O Futuro que Nós Queremos’ poderão também ver os desenhos que as crianças japonesas fizeram sobre as cidades nas quais elas gostariam viver no futuro cedidos pela Embaixada do Japão e que também estarão expostos no Pavilhão japonês no Parque dos Atletas; desenhos feitos por crianças brasileiras de todo o País mostrando o futuro que elas querem selecionados pelo Banco do Brasil; os filmes da campanha brasileira e da campanha mundial assim como frases selecionadas de participantes do mundo inteiro da conversa global intercaladas de fotos do arquivo das Nações Unidas, ilustrando o que é O Futuro que Nós Queremos.

A exposição mostrará também os resultados do concurso “Gota a Gota”, através do qual os participantes desenharam um anúncio para a mídia impressa que inspirasse as pessoas a poupar água. A iniciativa é do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e foram selecionadas 30 peças entre mais de 3.500 propostas, recebidas de 45 países europeus.

A exposição ficará aberta todos os dias, entre 12 e 22 de junho, das 11h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)