(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Inspiradas na Rio+20, escolas públicas e privadas da Gávea discutem desenvolvimento sustentável


postado em 31/05/2012 15:20 / atualizado em 01/06/2012 13:33

Catorze escolas públicas e privadas da Gávea, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, aproveitaram a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em junho, para organizar um fórum de discussões sobre a sustentabilidade, com uma visão local. A pergunta “Como será verde o meu vale nos próximos 20 anos?” é o ponto inicial dos debates.

“Vimos que o Parque da Cidade, que é uma área de preservação ambiental, era uma área verde que congregava todos, moradores ou não, que convivem ali. A partir daí, pensamos em mobilizar os alunos e os professores para discutir o Vale da Gávea e, em especial, a revitalização do Parque da Cidade”, disse à Agência Brasil a professora Marília Dias, coordenadora do fórum. Ela também é a coordenadora pedagógica de um dos colégios que participam das discussões.

Nesta quinta-feira, será realizada a segunda plenária do fórum, no colégio onde Marília trabalha. Os encontros ocorrem desde o início de maio. A ideia, segundo a coordenadora, é que o fórum não se encerre após a Rio+20. Como este é um ano eleitoral, a coordenação do fórum vai estimular os grêmios estudantis das escolas a convidar os candidatos a vereador para uma conversa, a fim de que eles abordem os seus compromissos em relação a ações sustentáveis.

Estão engajados na mobilização em defesa do meio ambiente alunos dos 5° e 9º anos, de 10 e 14 anos de idade, respectivamente, e estudantes do ensino médio, de 16 e 17 anos.

As conclusões das plenárias serão reunidas na Carta da Gávea, que será redigida por uma comissão formada por alunos e professores das 14 escolas participantes do fórum. O documento, com sugestões na área do meio ambiente para o bairro, será encaminhado ao prefeito do Rio, Eduardo Paes.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)