(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

ALMG promove ciclo de debates sobre a Rio+20 nesta sexta-feira


postado em 31/05/2012 15:00 / atualizado em 01/06/2012 13:33

Nesta sexta-feira a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promoverá  o Ciclo de Debates Rumo à Rio+20 e à Cúpula dos Povos, discutindo o tema "o desenvolvimento socioambiental".

O evento será no Plenário e a programação será entre as 9 e as 18 horas. As inscrições ficaram abertas para a população civil durante todo o mês de maio pelo portal da ALMG ou no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

O debate será conduzido pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG. O requerimento é dos deputados Almir Paraca (PT), Célio Moreira (PSDB), Delvito Alves (PTB), Gustavo Corrêa (DEM) e Sávio Souza Cruz (PMDB) e da deputada Luzia Ferreira (PPS). De acordo com a justificativa dos parlamentares, o ciclo pretende contribuir para as discussões da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), entre 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Mais de 40 entidades interessadas no tema estão envolvidas na organização do evento, que tem, entre seus objetivos, apresentar o conceito de tecnologia social e debater entendimentos e práticas de desenvolvimento sustentável, além de discutir o uso dessas tecnologias na superação da pobreza, na inclusão social, na melhoria da qualidade de vida e na efetivação da sustentabilidade ambiental.

Além disso, o ciclo de debates pretende mobilizar a sociedade civil, o poder público e o setor produtivo para recolher sugestões e subsidiar a elaboração de políticas públicas estaduais de tecnologias sociais.

A programação se estrutura em torno de três grandes painéis: Conferência Rio+20 e Sustentabilidade: a contribuição das tecnologias sociais; Produção, Consumo, Meio Ambiente e Pobreza: os desafios de um desenvolvimento ecologicamente sustentável e socialmente justo; e Tecnologias Sociais como Alternativas Sustentáveis.


Programação

9h - Abertura Oficial
9h30 - Painel Conferência Rio+20 e Sustentabilidade; a contribuição das tecnologias sociais
Expositores:

Claiton Mello - Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília e Gerente de Educação e Tecnologia Inclusiva da Fundação Banco do Brasil, representando o Presidente da instituição, Jorge Alfredo Streit.

Ricardo Toledo Neder - Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, professor e pesquisador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, onde coordena o Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina.

Filipe Freitas - Membro da Associação Terra Una, educador ecológico e gestor de projetos sócio-ambientais, com atuação nas redes do Educação Gaia, da Rede Global de Ecovilas e do Movimento de Cidades em Transição.

11 horas - Debates

12 horas - Intervalo para almoço
14 horas - Painel Produção , Consumo, Meio Ambiente e Pobreza: os desafios de um desenvolvimento ecologicamente sustentável e socialmente justo

Expositores:

Tilden Santiago - Diretor de Meio Ambiente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), representando o Diretor Presidente da instituição, Ricardo Augusto Simões Campos.

Junio Magela Alexandre - Advogado, graduado pela Faculdade de Direito Milton Campos e especialista em Direito do Meio Ambiente pela Universidade Gama Filho/RJ, representando o presidente do Instituto Brasileiro de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável, Francisco Lúcio Mourão Ferreira Blanco.

Alexandre Augusto Dornelas Cruz - Desenvolvedor de Redes da Plataforma Bioeconomia e Facilitador do Comitê Mineiro da Cúpula dos Povos.

Álvaro Alves Carrara - Coordenador Técnico do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas.

15h45 - Debates

16h15 - Painel Tecnologias Sociais como Alternativas Sustentáveis

Expositores:

Valquíria Alves Smith Alves Lima - Membro da Coordenadoria Nacional da Articulação do semiárido Brasileiro e Secretária Executiva da Cáritas Brasileira - Regional Minas Gerais.

Lúcio Ventania - Educador, Mestre Bambuzeiro, Presidente da OSCIP Bambuzeria Cruzeiro do Sul e coordenador do Centro de Referência do Bambu e das Tecnologias Sociais - Cerbambu.

Luiz Gustavo Honório - Coordenador da Regional Centro da Pastoral da Criança em Minas Gerais.

17h30 - Debates
18h - Encerramento

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)