(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas RIO+20

Fique ligado

Destaques da agenda oficial e eventos paralelos


postado em 10/06/2012 06:00 / atualizado em 07/06/2012 13:43

(foto: Eduardo Tristão/EM/DA Press)
(foto: Eduardo Tristão/EM/DA Press)

Cerrado

» Entre os dias 12 e 24, estará exposta, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil cerrado, videoinstalação sensorial do artista Siron Franco, que ocupará área de mais de 600 metros quadrados, distribuída em quatro salas e dois megapainéis. Entrada grátis.

Balanço da Rio92
» No dia 13, a WWF, organização global de conservação da natureza, realiza, na Arena da Barra, o evento Rio92, para onde foi? Rio+20, para onde vai?, cujo objetivo é destacar os pontos fortes e fracos dos indicadores pegada ecológica, pegada hídrica e pegada de carbono, além de auxiliar o entendimento do uso desses indicadores para medir as várias dimensões relevantes do desenvolvimento sustentável.

Encontro de juristas
» Do dia 15 ao dia 17, no Espaço Tom Jobim, ocorre o Encontro Mundial de Juristas Ambientais, que tem o objetivo de apresentar aos chefes de Estado as recomendações de proteção ambiental ligadas aos temas da conferência. O evento é promovido pelo Centro Internacional de Direito Ambiental Comparado e pela Fundação Getulio Vargas.

Diálogos
» Entre os dias 16 e 19 ocorrerá, no Riocentro, o evento Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, com 10 painéis de reflexão e debate entre representantes da sociedade civil, incluindo o setor privado, ONGs e academias, entre outros. As recomendações serão levadas aos chefes de Estado presentes na Cúpula da Rio+20, de 20 a 23 de junho.

Cúpula dos Povos
» Do dia 15 ao dia 23, a Cúpula dos Povos estará montada no Aterro do Flamengo. Haverá grupos de discussão e um espaço para que organizações e movimentos sociais possam explorar, praticar e dialogar com a sociedade sobre suas experiências e projetos. No dia 17, está prevista passeata. A partir do dia 18, começam as discussões autogestionadas e a Assembleia Permanente dos Povos. No dia 20, ocorre a mobilização internacional que pretende mandar mensagem para a Rio+20 oficial.

Indústria
» No dia 14, a Confederação Nacional das Indústrias promove o evento Encontro da Indústria para a Sustentabilidade. Especialistas vão discutir as oportunidades e desafios para o setor empresarial em países emergentes, a inovação e a pesquisa tecnológica, o uso sustentável dos recursos naturais e o crescimento com inclusão social. Durante o evento, no Hotel Sofitel, será lançado documento que mostra o comprometimento da indústria com a sustentabilidade. O programa será encerrado com o lançamento do livro Gestão integrada do território: economia, sociedade, ambiente e cultura, do Instituto Bioatlântica/EBX.

C&T e inovação
» Entre os dias 11 e 15, a PUC Rio receberá o Foro de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, que abordará o desenvolvimento sustentável sob o ponto de vista científico, propondo soluções socioambientais e econômicas, no âmbito do que será discutido na conferência Rio+20. O evento reúne os principais cientistas internacionais para explorar o papel fundamental da ciência interdisciplinar e inovação na transição para o desenvolvimento sustentável, uma economia verde e a erradicação da pobreza.

Brasil sustentável
» Para reforçar as discussões sobre sustentabilidade que antecedem a Rio+20, o Ministério do Meio Ambiente promove, do dia 11 ao dia 14, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o ciclo de debates Brasil Sustentável – o Caminho para Todos. Estão programados oito painéis sobre temas como economia, reciclagem, consumo e florestas. No painel do dia 13, com o tema “Empreendedorismo verde”, representantes do Sebrae discutem o papel do empreendedorismo na geração de emprego e renda e sua relação com a preservação ambiental. No dia 14, o debate será sobre finanças sustentáveis, com a presença de representantes do Banco Central.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)