(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Corpo de Oscar Niemeyer é sepultado no Rio de Janeiro

Cortejo acompanhou trajeto de arquiteto até o mausoléu familiar, onde também está sepultada a filha de Niemeyer.


postado em 07/12/2012 18:05 / atualizado em 07/12/2012 20:28

O corpo de Oscar Niemeyer foi sepultado no fim da tarde desta sexta-feira no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Um cortejo acompanhou o trajeto até o mausoléu da família, onde também está sepultada a filha de Niemeyer, Anna Maria, falecida em junho, aos 82 anos.

O acesso ao local se restringiu à familiares e amigos próximos. O arquiteto morreu nessa quarta-feira (5/12), aos 104 anos, em decorrência de uma infecção respiratória. Ele faria 105 anos no próximo dia 15, e estava internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano.

 Qual a obra mais bela de Oscar Niemeyer? Vote na enquete?


A visitação ao velório de Oscar Niemeyer, no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, terminou por volta das 16h30 desta sexta-feira (7/12). Pelo velório passaram várias autoridades, como o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e a ex-ministra da cultura, Ana de Hollanda.

 Veja a galeria de imagens do sepultamento do arquiteto

Diferentemente do que informaram a família do arquiteto e funcionários do Cemitério São João Batista, o corpo de Oscar Niemeyer, comunista convicto, foi sepultado em um simples carneiro (sepultura perpétua) e não em um mausoléu.

Comunistas jovens e velhos, enquanto o corpo descia a sepultura, chamavam em alto e bom som: “Companheiro Niemeyer”. Depois respondiam: “Presente”.

A Banda de Ipanema, da qual Niemeyer é patrono desde 2010, fez uma homenagem e tocou músicas como Cidade Maravilhosa e Carinhoso.

O corpo do arquiteto foi velado nesta sexta-feira no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro. Familiares, amigos e autoridades deram adeus ao arquiteto. Um culto ecumênico, fechado aos parentes e às autoridades, foi realizado por dois padres, um rabino e um bispo presbiteriano.

 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)