Jornal Estado de Minas

Mundo peixe

Limpeza do aquário previne seu peixe de doenças


Muitos aquaristas principiantes encontram problema com os peixes, como a hidropsia, ou barriga d'água, como é popularmente conhecida. A hidropsia não é uma doença, mas apresenta sintomas de uma. A síndrome ocorre quando há retenção de líquidos na cavidade abdominal dos peixes, levando consequências para o restante dos órgãos. Geralmente, isso ocorre porque o nível de proteínas no sangue do peixe diminui muito e acaba levando a uma insuficiência dos rins e do coração do animal.

Como não consegue eliminar água do organismo, ele acaba inchando e assustando os aquaristas, principalmente, os principiantes. Segundo o aquarista e biólogo Fernando Alves, a degeneração do coração e dos rins é causada por toxinas que podem ser de origem fermentativa, tumoral ou parasitária e causada pelas bactérias Pseudomonas puntact e/ou Aeromonas punctata.

A origem da hidropsia tem várias causas, a maioria delas está ligada à inexperiência do aquarista, como da falta de cuidados na manutenção do aquário e a qualidade ruim dos alimentos. Deixar que a água fique poluída demais e a temperatura elevada tornam o ambiente propício para o desenvolvimento das bactérias, assim como o armazenamento do alimento, que, muitas vezes, se encontra em locais de alta umidade. O excesso desses alimentos no aquário também faz com que a água se torne inapropriada para a saúde dos peixes.

A prevenção da barriga d'água é simples e o aquarista precisa se atentar principalmente para a limpeza. O aquário é um sistema fechado, tem autodepuração limitada, ou seja, ele não é capaz de restaurar as características ideais naturalmente.
À medida que o nível de poluição cresce, devido às excreções e ao acúmulo de alimentos, essa capacidade diminui e as condições da água vão tornando-se cada vez piores. A prevenção começa desde a compra dos peixes e plantas, pois é importante deixá-los na quarentena antes de colocá-los no aquário, de forma a garantir que eles não apresentem agente patogênico. As condições da água devem sempre estar apropriadas para as espécies que o aquário vai receber.

A água deve ser tratada de tempos em tempos para evitar o ambiente propício para o desenvolvimento das bactérias. A alimentação do peixe também é outro fator importante. Ela deve ser balanceada, vitaminada e variada, observando sempre a sua data de validade.

AGILIDADE Segundo Alves, a hidropsia tem tratamento se iniciado logo que se observar o inchaço. À medida que o tempo passa, o peixe piora e as defesas diminuem, deixando o tratamento cada vez mais difícil. “O inchaço do peixe pode ser tratado, ajudando-o a eliminar a água.
Nesse caso, recomenda-se o uso de sal grosso sem iodo. Cerca de uma colher de sopa de sal para 10 litros de água. O uso de antibióticos, como Aureomicina, Terramicina ou Cloromicetina, também é importante e potente na eliminação dos patógenos. Ao observar a barriga d'água, o ideal é procurar um especialista ou aquarista experiente para auxiliar no tratamento”, conclui..