(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MINAS+VIVA

Evento reúne grandes profissionais para discutir as possibilidades sustentáveis na gastronomia

Seminário "Sustentabilidade e Qualidade em Gastronomia" será realizado neste sábado, com entrada franca


postado em 13/09/2012 15:21 / atualizado em 30/11/2017 10:47

Prato típico da culinária mineira: slow food com preocupação ambiental(foto: Beto Magalhaes/Estado de Minas)
Prato típico da culinária mineira: slow food com preocupação ambiental (foto: Beto Magalhaes/Estado de Minas)

Com o objetivo de promover o reaproveitamento integral dos alimentos e contenção do desperdício na cadeia produtiva, será realizado no dia 15 de setembro o seminário Sustentabilidade e Qualidade em Gastronomia, evento que debaterá diferentes formas de crescimentos e desenvolvimentos sustentáveis na alimentação.

A entrada é franca e as inscrições para as oficinas serão realizadas no dia e local do evento (Rua Erê, 207 – Prado, de 9 às 19h). O público esperado é de quatro mil pessoas e o seminário é voltado para profissionais da área gastronômica, empresários, chefes de cozinhas, gourmets, gastrônomos, professores, jornalistas, estudantes, apreciadores dos prazeres da boa culinária e pessoas sensíveis ao tema da sustentabilidade.

O encontro, focado na disseminação das técnicas da ecogastronomia, faz parte das ações do Minas + Viva e conta com a presença das marcas Estado de Minas e TV Alterosa como mídia oficial. A programação inclui também o conceito de slow food, que conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.

As palestras, mesa-redonda e debates procuram ensinar ao público a se alimentar melhor e disseminar a aplicação dos três “R” - reduzir, reutilizar e reciclar – principalmente na preparação dos alimentos. Além das palestras, as pessoas terão a oportunidade de participar de ações de degustação orientada, com diversos pratos e produtos.

Presenças importantes
A Banca do Estado de Minas, montada no Festival de Gastronomia de Tiradentes, estará no seminário(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
A Banca do Estado de Minas, montada no Festival de Gastronomia de Tiradentes, estará no seminário (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Vários profissionais de renome estarão presentes ao evento. O chef e jornalista Eduardo Avelar, apresentador do Programa Sabores de Minas e organizador do movimento Conspiração Gastronômica, apresentará o painel “Pequenas atitudes, grandes mudanças: sustentabilidade que leva ao desenvolvimento social e resgata a cidadania”.

Além dele, os chefs Dona Lucinha, embaixadora do Slow food no Brasil; Ivo Faria, eleito eleito hors concours pela Encontro Gastrô; Sheilla Furman; Carlos Rangel; Cláudio Pertussati; entre autoridades e empresários ligados ao meio ambiente apresentarão e debaterão sobre os rumos da gastronomia focada na sustentabilidade.

O Estado de Minas levará sua banca gourmet, nos moldes da que foi montada para Festival de Gastronomia e Cultura de Tiradentes, e o jornal e a TV Alterosa terão suas marcas retratadas em peças exclusivas do desfile que encerra o evento e forma criadas pelos artistas Rachel Scherrer e Léo Piló.

Serviço
Seminário Sustentabilidade e Qualidade em Gastronomia

Data: 15 de setembro (sábado), das 9 às 19h
Endereço: Rua Erê, 207 – Prado
Entrada franca e as inscrições para as oficinas serão realizadas no dia e local do evento

Programação:
  • 9h – Abertura
  • 9h30 – Coffee Break “Bom dia Sustentável”, com o barista Rodrigo Darc (Café Barão)
  • 10h – Debate “Abastecimento X Qualidade na alimentação: como enfrentar os desafios de ser sustentável no mercado”, com Nelson Cunha (Minasplan e Revista Minas Gourmet). Mediador: Chef Eduardo Avelar (Sabores de Minas e Conspiração gastronômica)
  • 11h – Palestra “O desenvolvimento sustentável na produção da cachaça”, com Giovani Viotti (Cachaça Pendão)
  • 12h – Oficina “Reaproveitamento total dos ingredientes”, com a Chef e professora Sheila Furmman (Basílico Espaço Gourmet)
  • 12h30 – Almoço sustentável, orientada pelas marcas Vilma Alimentos e Itambém, e degustação Slow Bier, com orientada por Marcos Falcone (Falkebier)
  • 14h30 – Debate “Pequenas atitudes, grandes mudanças: Sustentabilidade que leva ao desenvolvimento social e resgata a cidadania”, com com Nelson Cunha (Minasplan e Revista Minas Gourmet). Mediador: Tiago Abjaud (Gestor ambiental)
  • 16h – Oficina “Smart & Rational: inovação tecnológica nas cozinhas profissionais”, com os Chefs Carlos Rangel e Claudio Pertussati
  • 16h30 – Degustação orientada de diferentes pratos e produtos oferecidos pelas empresas patrocinadoras
  • 17h – Palestra “Sustentabilidade X lucratividade no setor da alimentação fora do lar”, com Fernando Jr. (Presidente Abrasel e e proprietário dos restaurantes Porcão e Espaço Meet)
  • 17h30 – Degustação orientada de vinhos e espumantes Rio Sol, com Cláudia Bernardes (Vini Brasil Rio Sol)
  • 18h – Encerramento com desfile de moda sustentável 3R, coordenado pela professora Rachel Scherrer e o artista plástico Léo Piló. Apresentação musical de Vanderlei Alves e banda Ulooka.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)