(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MINAS+VIVA: EDITORIAL

Minas Gerais no centro das discussões


postado em 20/08/2012 17:10 / atualizado em 30/11/2017 11:20

Depois de um evento de grande porte, como foi a Rio+20, a pergunta é: “Como será a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro?”. No caso dos temas ambientais, a Rio 20 foi, principalmente para nós, brasileiros, um momento de grande significado. Em junho, o Brasil foi destaque no noticiário ambiental. Para cá vieram cientistas, ambientalistas e chefes de Estado e governo do mundo inteiro. Mas, agora, estamos no day after. O momento é de reflexão, de buscar definir, no meio de tudo aquilo que foi proposto, qual papel está reservado a cada um de nós. Enfim, qual dever de casa ficou para os governos, para os empresários, para as ONGs e para o cidadão, individualmente.

Esse é o espírito que norteou o evento Minas Viva, uma realização do Estado de Minas, Rádio Guarani FM e Portal UAI, patrocinado pela Vale. O objetivo é transpor para a realidade mineira o espírito da Rio 20, como mostra, por exemplo, a reportagem sobre os indicadores ambientais ou sobre os vários projetos de revitalização do Centro de Belo Horizonte. O espírito da Rio 20 está presente também na matéria sobre consumo consciente e nos projetos que visam aliar a cidadania e a preservação ambiental. Ou mesmo na discussão sobre gastronomia, que tem como pano de fundo a preservação dos valores culturais locais.

Longe dos holofotes da Rio 20, há um longo e silencioso trabalho a ser feito. E que não pode ser interrompido. Divulgar as boas ideias e experiências para que se reproduzam e sejam utilizadas como exemplo é o objetivo deste suplemento. Esperamos que a leitura contribua para essa construção coletiva.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)