(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Prestígio ligado ao DNA do estado

Metalurgia e siderurgia: reflexo do desenvolvimento com raízes fincadas no solo de Minas


postado em 15/03/2015 06:11 / atualizado em 15/03/2015 13:17

Exploração de minério de ferro do grupo siderúrgico Gerdau em Ouro Preto(foto: Ivson Miranda/Gerdau/Divulgação)
Exploração de minério de ferro do grupo siderúrgico Gerdau em Ouro Preto (foto: Ivson Miranda/Gerdau/Divulgação)
Usiminas, Gerdau e Votorantim Metais. As três empresas de maior reputação nos segmentos de metalurgia e siderurgia no ranking Marcas Mais Prestigiadas em Minas têm uma característica em comum. Além de representarem um setor estratégico para economia de Minas, do país e do mundo, as organizações estão cumprindo o desafio de se manter no ranking da pesquisa desde o início da série histórica, em 2010. Nos resultados para 2014/2015, a Usiminas e a Gerdau se destacaram também na lista top 10, das mais prestigiadas no estado. Com a credibilidade em alta, as três companhias também são lembradas no balanço dos cinco anos da pesquisa, firmando sua reputação junto à opinião pública.

Mas qual é o segredo da confiança gerada por seus produtos e serviços? Com 52 anos de operações, a Usiminas é um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina e líder no mercado brasileiro de aços planos. Responsável pela geração de cerca de 20 mil empregos diretos, a siderúrgica possui unidades em seis estados do Brasil (MG, SP, RS, PE, ES e RJ) responsáveis por extrair o minério, transformá-lo em aço e beneficiar o produto, além de oferecer serviços logísticos. Para Rômel de Souza, presidente da Usiminas, na base da empresa estão as pessoas, que são as verdadeiras responsáveis pela eficiência operacional.

José Guilherme de Araújo, sócio-diretor da Ideia Comunicação e especialista em gerenciamento de crises, aponta que a reputação conquistada pelas empresas é um ativo precioso, que não só gera confiança nos mercados consumidores e fornecedores das corporações, mas que as protege em momentos de desafios. “A construção de uma boa reputação é a melhor prevenção para as crises. Ela é o somatório do comportamento empresarial nos mais diversos níveis de atuação de uma empresa, aliado ao seu relacionamento e comunicação com a sociedade, consolidando uma base de confiança que ajuda a amortecer os impactos da crise quando ela vem.”

Renato Gasparetto Junior, diretor corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau, diz que a reputação é um um grande ativo e afirma que todas as áreas da companhia contribuem para a formação de seu prestígio. “A soma das percepções de nossos públicos forma a nossa reputação.” Segundo o executivo, o reconhecimento da reputação da empresa ao longo dos anos, tanto por entidades nacionais como internacionais, demonstra que a organização preza por uma consistência entre seus valores e suas ações. “A Gerdau tem uma atuação que busca a sustentabilidade, prezando pelo equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental.” Com 114 anos, a empresa atua em mercados globais, é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. “A empresa vem demonstrando, por meio de sua história, que consegue ser flexível e se adaptar a todos os cenários, por mais desafiadores que se apresentem”, diz Gasparetto Junior.

VALORES E CRENÇAS Empresa do Grupo Votorantim, conglomerado empresarial brasileiro com atuação internacional, a Votorantim Metais atua nos segmentos da mineração e metalurgia. Líder na oferta de alumínio primário no Brasil, maior fornecedora de níquel eletrolítico da América Latina e a quinta maior produtora de zinco, a Votorantim Metais conta com cerca de 11 mil empregados e, para a companhia, zelar pela reputação é promover relações de valor mútuo. “Hoje, a Votorantim Metais tem uma reputação sólida, endossada pelos nossos valores e crenças de gestão”, afirma Arlene Domingues, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Comunicação da Votorantim Metais.

Segundo Domingues, por ser a Votorantim Metais uma empresa de mineração e metalurgia atividades – que causam impactos socioambientais –, a empresa está na vitrine da sociedade, especialmente dos órgãos reguladores, imprensa, governo e comunidades. “Dessa forma, além do cumprimento da lei e dos compromissos para uma atuação que respeite o meio ambiente e as pessoas – que já fazem parte do DNA da empresa –, a Votorantim Metais investe no relacionamento contínuo e no compartilhamento das suas boas práticas como forma de desmitificação dos impactos das atividades minero-metalúrgicas e de fomento à conscientização ambiental e ao desenvolvimento local.”

Âncoras

As Marcas Mais Prestigiadas na metalurgia e siderurgia

1º Usiminas
2º Gerdau
3º Votorantim Metais
4º ARCELOR MITTAL
5º VALLOUREC
6º ALCOA
7º CBMM

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)