Jornal Estado de Minas

Empresas campeãs por segmento se destacam na pesquisa Marcas mais prestigiadas em MG



Serviços públicos, Siderurgia e metalurgia, Telecomunicações, Alimentos, Construtoras de imóveis, Saúde, Educação superior, Veículos, Bancos, Varejo e Mineração. Esses são os onze setores nos quais foram divididas as 72 empresas que participaram da pesquisa “Marcas mais prestigiadas em Minas”, realizada pelo Grupo Troiano de Branding, em parceria com a Idéia Comunicação Empresarial.

A classificação, em cada um dos segmentos, foi feita conforme a posição no ranking geral. As marcas que conquistaram os primeiros lugares foram os Correios, Usiminas, TIM, Nestlé, MRV Engenharia, Unimed, PUC Minas, Fiat, Banco do Brasil, Carrefour e Vale. “Os mais bem colocados em cada segmento demonstram um poder de mercado quando comparado aos seus concorrentes do mesmo setor. Ser bem reconhecido na comparação é um grande prêmio”, ressalta o presidente do Grupo Troiano de Branding, Jaime Troiano.

CONSTRUTORA DE IMÓVEIS
Algumas marcas tiveram dificuldades, como a MRV Engenharia, que ficou em 35º lugar no ranking geral e disputou com outras dez construtoras a liderança no segmento. O resultado final deixou o diretor de Marketing e Vendas da MRV Engenharia, Rodrigo Resende, orgulhoso e feliz pelo reconhecimento do trabalho feito pela MRV: a marca ficou em primeiro lugar.

Para o diretor, com essas pesquisas é possível fazer mudanças a partir das opiniões dos clientes, seus anseios e suas necessidades.

“Sem elas não conseguimos ter um feedback correto de qual caminho devemos seguir”, explica Rodrigo. “Temos como missão oferecer o melhor custo/beneficio do mercado, essa é a forma como gostamos de ser lembrados”.

SAÚDE
Conquistar o primeiro lugar no segmento Saúde também não foi fácil para a Unimed. Ela disputou com outras quatro marcas, porém não eram apenas planos de saúde, mas também laboratórios e drogarias. “Ser a primeira colocada no segmento constata o reconhecimento por um trabalho que vem sendo construído diariamente, sempre pensando no melhor para o cliente”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas.

Pesquisas de avaliação da marca são importantes meios para auxiliar a melhoria dos processos, afirma Helton. “A Unimed-BH, em parceria com institutos de referência no mercado, realiza há mais de uma década pesquisas anuais para verificar a satisfação dos clientes em diversos aspectos. O objetivo da Cooperativa é buscar sempre traduzir as manifestações dos clientes em oportunidade de melhoria” conclui.

Segundo o diretor-presidente, não existe uma fórmula para o sucesso.
O cliente quer segurança, e conhecer o histórico da empresa é fundamental. “É preciso gostar do que se faz, fazê-lo bem e focar no que é relevante para o cliente”, ressalta.
.