(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas 10º LUGAR EM MINAS

Pronta para os desafios

PUC Minas aposta na formação humanista, em projetos e parcerias com grandes corporações a fim de preparar os seus alunos para lidarem com o mundo globalizado


postado em 29/11/2012 13:49 / atualizado em 29/11/2012 14:11

Pelo menos 20% dos estudantes da PUC-Minas são beneficiados pelo Prouni(foto: Maria Tereza Correia/EM)
Pelo menos 20% dos estudantes da PUC-Minas são beneficiados pelo Prouni (foto: Maria Tereza Correia/EM)

Preparar profissionais para o mercado de trabalho, o ensino e a pesquisa, inovando sistematicamente projetos pedagógicos é obrigação de qualquer instituição de ensino superior. A esse com- promisso, o secretário de Planeja- mento e Desenvolvimento Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Carlos Barreto Ribas, garante que a universidade agrega valores e princípios humanistas como um diferencial. O slogan “Conhecimento que transforma” reforça essa ideia. A PUC Minas foi eleita a décima marca mais prestigiada do estado e é a primeira colocada no segmento Educação Superior Privada.

MERCADO E SOCIEDADE
Para o secretário, o segredo está em como a academia se alinha ao mundo real. Ribas ressalta que a PUC Minas mantém 120 convênios de inter- câmbio com universidades inter- nacionais, incluindo China e Coreia do Sul, o que permite uma visão global das demandas de mercado e possibilita ao aluno se relacionar e estudar fora do país. Além disso, a universidade promove visitas técnicas, avaliações de estágio, mantém um serviço de assistência judiciária, prepara cursos de pós-graduação personalizados in company e estudos financiados para a Fiat e Iveco e traz para a instituição corporações como a Microsoft, cuja sede se encontra no câm- pus da PUC São Gabriel.

No campo ambiental, a PUC Minas mantém o Green Solar, laboratório de referência nacional em certificação de coletores de energia solar, e o Centro de Climatologia, em Contagem. Também ganhou destaque com o Projeto Rondon Resíduos, de tratamento de rejeitos sólidos. Já na área da pesquisa, a universidade se destaca por seus 29 programas de mestrado e doutorado, número significativo para uma instituição privada. A PUC Minas também leva profissionais a outras universidades, como a PUC Tocantins, em uma parceria para o doutora- do em letras.

O empenho vale para viabilizar o ingresso de alunos na uni- versidade e a qualificação de seus funcionários. Além da descentralização da universidade para o interior e regiões periféricas da capital mineira, a PUC Minas destina quase 20% do que arrecada em bolsas do Prouni e ainda assegura aos seus estudantes direito a bolsas institucionais, financia- mento estudantil (pelo Fies) e orientação social para negociação de débitos e matrículas. Aos professores é oferecido um programa de incentivo à capacitação de docentes, e aos funcionários são ofertados cursos de capacitação para demandas específicas.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)