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Estado de Minas

Alencar foi "o empresário que levou Lula ao poder", diz El País


postado em 30/03/2011 08:17 / atualizado em 30/03/2011 08:24

Para o jornal espanhol, Alencar foi o
Para o jornal espanhol, Alencar foi o "empurrão" que levou Lula à Presidência (foto: Walter Carvalho/Divulgação - Ed. Cultura)


O falecimento do ex-presidente José Alencar é destaque nesta quarta-feira no jornal espanhol El País, para quem Alencar foi "o empresário que levou Lula ao poder". Em um obituário assinado por um de seus correspondentes no Brasil, o jornal observou que Alencar foi o empurrão necessário para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva se alçar à Presidência do país em 2003, "ao lhe garantir o apoio do empresariado".

A reportagem afirma também que o empresário mineiro foi "peça determinante para a eleição da sucessora (de Lula), Dilma Rousseff". "Alencar foi também ministro da Defesa e um político amado pela opinião pública por sua franqueza ao dizer sempre o que pensava e por sua tenaz luta contra o câncer", descreveu o jornal espanhol. Apesar das diferenças de trajetória pessoal, Lula e o seu ex-vice por duas vezes eram, "mais que amigos, quase irmãos", escreve o correspondente do El País.

Sites

Nos sites, que reagiram mais rapidamente à notícia que os jornais, a morte de Alencar também foi notícia. Em seu site, a rede americana Fox News afirma que a "tradição empresarial" de Alencar foi o que levou Lula – "então um líder sindical visto com grande reserva pelo mercado", diz a TV – a escolhê-lo como vice em 2002. Para a reportagem da Fox, a parceria "simbolizou uma aliança entre a esquerda e o setor empresarial brasileiro".

As reportagens destacam certas diferenças entre Lula e seu vice, em especial a atitude crítica do ex-senador mineiro à política de manutenção dos juros altos da equipe econômica. Apesar disso, ressalta a edição online do Wall Street Journal, "Lula confiou a seu tenente-chefe inúmeras tarefas duras".

"Em 2004, por exemplo, Alencar brevemente acumulou o papel de ministro da Defesa e vice-presidente, ajudando a reorganizar um departamento complicado pelo baixo orçamento e pelas queixas de figurões militares", diz o jornal americano. "Em 2006, Alencar ajudou a arrecadar recursos de líderes empresariais para o que acabou se convertendo numa campanha bem-sucedida para a reeleição."
Na Argentina, o espanhol La Nación descreveu Alencar como "um duro crítico de certos aspectos económicos (do governo), mas um fiel aliado político do presidente".

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