(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Mudança no cotidiano


postado em 26/08/2012 07:00 / atualizado em 24/08/2012 13:48

Em Poço Redondo (Sergipe), Antônio José da Silva comemora a instalação da energia elétrica em sua pequena propriedade, um sonho realizado com o Programa Luz para Todos(foto: Divulgação / Arquivo MME)
Em Poço Redondo (Sergipe), Antônio José da Silva comemora a instalação da energia elétrica em sua pequena propriedade, um sonho realizado com o Programa Luz para Todos (foto: Divulgação / Arquivo MME)


Nesses quase nove anos de existência, o Programa Luz para Todos atendeu as comunidades que sempre estiveram à margem do progresso. Aldeias indígenas, remanescentes de antigos quilombos e assentamentos da reforma agrária obtiveram ganhos simples, mas de extrema importância no cotidiano de milhares de pessoas.

Novas aquisições

Os exemplos estão espalhados por todo o país: uma geladeira nova instalada em um posto de saúde para armazenar vacinas e soros; o início de uma criação de frangos para produção de carne destinada à merenda escolar; a aquisição de tanques para resfriamento de leite ou de bomba d'água que ajudará na irrigação de plantações. São benefícios que fazem diferença quando o assunto é a melhoria da qualidade de vida e geração de emprego e renda.

Pesquisa do Ministério de Minas e Energia, de 2009, revelou o tamanho do impacto do Luz para Todos nas comunidades atendidas e seus resultados. Entre eles, o aumento do número de eletrodomésticos nas residências e de maquinários em substituição aos de motores a diesel por elétricos, facilitando as atividades de rotina e o trabalho no campo.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)