(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas PLANO DE ESTUDOS ENEM

Saiba como conciliar estudos e diversão nas férias

Psicóloga explica como organizar seus estudos para o Enem durante o período de recesso escolar


postado em 05/07/2018 10:08 / atualizado em 05/07/2018 11:07

Ahhhhh....Férias! Hora de colocar os estudos em dia! Aí não! Cuidado para não exagerar e retomar o estudo ainda mais cansado! Então, como manter o equilíbrio? Aqui vão algumas dicas práticas para ajudá-lo a manejar estudo e descanso, mas lembre-se, respeite sua individualidade! Nem tudo serve para todo mundo!

Estudar ou não nas férias, eis a questão!(foto: Internet)
Estudar ou não nas férias, eis a questão! (foto: Internet)
 

Primeiramente, aprenda a relaxar. Descanso não é perda de tempo. É preciso tempo para recuperar-se e poder dar continuidade aos estudos sem perder a cabeça no meio do semestre. Portanto, aproveite as férias para colocar o sono em dia! Evite colocar despertador, faça hora na cama, tire cochilos e aproveite!

 

Divida seu tempo para não comprometer seu descanso e nem seu estudo. Se decidir dormir de manhã, procure estudar um pouco a tarde. E tente, de certa forma, manter uma rotina. Reduza a carga de estudos. Férias é férias. Não estude a mesma quantidade de horas que estuda ao longo do semestre. Tire 10 minutos para planejar o seu dia. Planeje seus estudos e até mesmo seu lazer! Falta de planejamento gera perda de tempo e aí as férias passam e você não aproveitou as coisas que gosta. Planeje, mas seja flexível quando precisar.

>> Assista aqui a aula com a Dra. Mariana 

Aproveite as férias para encarar aquela matéria que você evita ao longo de semestre. A rotina do semestre é pesada e acabamos nos permitindo sabotar as matérias que consideramos difíceis. Por isso, aproveite o ritmo mais desacelerado das férias e encare a fera!

 

Vai viajar? Aí a dica é: deixe para trás livros, apostilas e computador! Porém, tenha bom senso! Considere se está viajando para um local que sempre vai, aí é recomendo estudar sim! Agora se é a primeira vez conhecendo um lugar totalmente novo, evite deixar a consciência pesada só pensando no caderno que está no hotel. Ah! Considere o tempo de viajem também. Se você for viajar durante todos os dias, não custa estudar um pouco, mas se você terá alguns dias livres antes ou depois de viajar, aproveite esses dias para estudar.

Vários cursinhos, como o Determinante, terão monitorias e aulas extras durante as férias.(foto: Divulgação-Determinante)
Vários cursinhos, como o Determinante, terão monitorias e aulas extras durante as férias. (foto: Divulgação-Determinante)
 

Estudar nas férias gera um misto de emoções. Orgulho quando você consegue sentar e cumprir metas e preguiça e, às vezes, até raiva quando pensa que é injusto ter que estudar nas férias. Sentir emoções desconfortáveis faz parte de uma vida plena! Se hoje você se entregou aos sentimentos de preguiça e falta de vontade, faça um compromisso com você mesmo que amanhã será um dia diferente. Lembre-se que o perfeito é o feito! Recomece a qualquer momento! Inicie seus estudos na quinta às 15:30, não espere até segunda-feira. Liberte-se dos seus pensamentos de perfeccionismo e lembre-se que o importante é começar!

 

Procure desvencilhar dos pensamentos autossabotadores. Mantenha em mente que embora muitos amigos e familiares estejam curtindo as férias mais intensamente, essa é uma fase da sua vida que vai passar! Depois de alcançado seu objetivo, você ainda terá muitas férias pela frente! Aproveite com equilíbrio!

 

Mariana de Souza Nicolau é psicóloga e especialista em planejamento de estudos do Determinante Pré-vestibular

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)