(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas HISTÓRIA

104 anos da Guerra do Contestado


postado em 24/10/2016 13:45 / atualizado em 24/10/2016 13:55

No dia 22 de outubro de 1912, teve início a Guerra do Contestado, um movimento social messiânico que aconteceu durante a Primeira República no Brasil. A guerra teve como principal líder o monge José Maria de Santo Agostinho e aconteceu na região do Contestado, que ficava na fronteira entre Santa Catarina e Paraná, sendo disputada pelos dois Estados.
 
Oficiais do Exército Brasileiro em Porto União, região do Contestado.
Oficiais do Exército Brasileiro em Porto União, região do Contestado.
Apesar de ser uma região “sem Estado”, era muito importante economicamente, devido à presença de uma rica floresta e de amplas plantações de erva-mate. Também havia, no local, fazendas de gado e de madeira, o que levou ao crescimento populacional da área.
 
Entretanto, viviam em condições pouco dignas, sendo explorados e marginalizados, alvos frequentes de violência. A situação foi agravada com a chegada da empresa americana Brazil Railway Company, responsável pela implantação da ferrovia que ligava os municípios de São Paulo e Porto Alegre.
 
Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, em Caçador. O edifício é uma reconstituição da estação ferroviária de Rio Caçador.
Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, em Caçador. O edifício é uma reconstituição da estação ferroviária de Rio Caçador.
Como forma de pagamento pelo serviço prestado, a empresa ganhou uma faixa de 15 quilômetros de terra de cada lado da estrada de ferro e desabrigou as pessoas que viviam no local. Essa ação foi o estopim para o conflito.
 
Sob a liderança do monge José Maria, os camponeses e operários desempregados organizaram uma sociedade que, assim como Canudos, na Bahia, procurava viver à revelia do Estado. O monge pretendia, inclusive, fundar uma monarquia celestial, em que os indivíduos viveriam de acordo com rígidas normas religiosas.
 
Na comunidade, chamada de Quadrado Santo, a vida era comunitária e havia locais para cultos e procissões. A compra e a venda de mercadorias eram proibidas, havendo somente trocas. Acreditava-se que o fim do mundo estava próximo e que ninguém deveria ter medo de morrer, já que haveria a ressurreição. Também foi criado um grupo armado, com distribuição de funções entre os membros.
 
Para evitar a formação de outras comunidades como essa, o governo passou a enviar expedições militares contra a população. Em outubro de 1912, ocorreu a batalha de Irani, no Paraná, que levou à morte do monge José Maria e de outros combatentes.
 
Os confrontos continuaram, com enorme repressão e milhares de mortes. A Guerra teve fim em agosto de 1916, com a captura de Adeodato, considerado o último líder do Contestado. Ele foi condenado a 30 anos de prisão, mas foi morto sete anos depois, em uma tentativa de fuga.
 
Artigo produzido por Percurso Pré-Vestibular e Enem

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)