(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas HISTÓRIA

47 anos da chegada do homem à Lua


postado em 21/07/2016 12:56 / atualizado em 21/07/2016 13:09

No dia 20 de julho de 1969, pessoas em todo o mundo se reuniram em frente à televisão para assistir à chegada dos primeiros homens à Lua. Os astronautas americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminharam e fincaram a bandeira dos Estados Unidos no satélite terrestre quatro dias depois do lançamento da nave espacial Apollo 11, em que estavam embarcados. A conquista foi resultado de um investimento maciço em tecnologia espacial durante a Guerra Fria.

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial (1945), o mundo passou por disputas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética. Este período ficou conhecido como Guerra Fria, já que as duas superpotências não guerrearam diretamente, mas disputaram influência política, militar, tecnológica e ideológica nos outros países do globo.

Durante a Guerra Fria, os dois países oponentes entraram em uma corrida armamentista e construíram um grande arsenal de armas nucleares. Uma guerra aberta, com a utilização destas armas, poderia significar a aniquilação tanto dos Estados Unidos quanto da União Soviética. Assim, eles passaram a se envolver em conflitos regionais, apoiando lados opostos, em uma tentativa de exercer influência político-ideológica e amedrontar o oponente, mostrando seu poder de fogo.

Neste contexto, houve investimentos altos em tecnologia, que permitiram não só aconstrução de armas cada vez mais destruidoras, mas também trouxeram alguns avanços para a sociedade. A internet, por exemplo, começou a ser desenvolvida neste período.

Com a tecnologia espacial não foi diferente. Em 1957, a União Soviética lançou o Sputinik 1, o primeiro satélite artificial da Terra, e o Sputinik 2, que levou em seu interior a cadela Laika, o primeiro ser vivo a sair da Terra (e que não sobreviveu). Três anos mais tarde, o soviético Yuri Gagarin, tripulante da nave Vostok-1, foi o primeiro homem a viajar pelo espaço e voltar ileso.

Os Estados Unidos apressaram-se em serem os primeiros a circum-navegarem a Lua e, em 1968, enviaram a missão Apolo 8, que levou os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders. Apesar de não terem pousado, eles tiraram fotos inéditas da Lua.

No ano seguinte, Neil Armostrong pisou no satélite terrestre e disse a célebre frase: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”. Depois, outras seis missões Apollo foram lançadas, cinco delas pousando na Lua, num total de doze astronautas que caminharam sobre este corpo celeste.

A Guerra Fria terminou oficialmente em 1991, com a extinção da União Soviética. Apesar de todos os prejuízos gerados pelos conflitos espalhados pelo mundo, deve-se entender que a corrida espacial acabou provocando grandes investimentos em educação, pesquisa e desenvolvimento, o que também gerou benefícios para a população.

Artigo publicado por Percurso Pré-Vestibular e Enem 

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)