(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas PLANO DE ESTUDOS ENEM 2016

Gestão do tempo: muito além da planilha de horários

Os 5 mandamentos para a aprendizagem de alto rendimento.


postado em 01/02/2016 09:34 / atualizado em 18/02/2016 10:11

Ao longo de sua vida de estudante você já deve ter sido orientado a fazer um horário de estudo, aquela planilha em que você tenta encaixar toda a sua rotina semanal e que muitas vezes te levou a sonhar com mais algumas horas no seu dia. Você consegue lidar bem com ela? Costuma seguir diariamente o planejamento feito? Se sua resposta foi sim, meus parabéns! Você é o ninja da organização e da disciplina. No entanto, se sua resposta foi não, fique calmo, existe sempre um outro jeito de se poder chegar! Passei no vestibular de Medicina na UFMG quando ainda nem era SISU, sem seguir à risca essa planilha e hoje vou lhe apresentar o que acredito que de fato faz a diferença no caminho para a realização do seu sonho.

Para ser produtivo é preciso saber descansar: É preciso criar ciclos de trabalho eficiente alternado com descanso recompensador. (foto: Percurso/Divulgação)
Para ser produtivo é preciso saber descansar: É preciso criar ciclos de trabalho eficiente alternado com descanso recompensador. (foto: Percurso/Divulgação)

O primeiro passo é descobrir onde você quer chegar e quando você quer chegar, pois não faz sentido traçar um caminho para um “lugar” que você não sabe onde é. Faça isso sendo o mais ousado possível, não gaste energia sonhando pequeno, procure entender bem sua realidade e defina uma meta ao mesmo tempo muito empolgante e muito viável.
Sabendo seu destino, é hora de pensar o melhor caminho. Trace uma estratégia vencedora, coerente com o que você acredita ser o melhor e procure dar cada passo consciente de sua importância dentro da estratégia que você traçou.
Mas como eu monto uma estratégia vencedora se meu objetivo é passar em um vestibular muito concorrido?
Respondo-lhe a esta pergunta com os 5 mandamentos para a aprendizagem de alto rendimento:
1 – Para ser produtivo é preciso saber descansar: Mais interessante que estudar 24 horas por dia sem respirar, é criar ciclos de trabalho eficiente alternado com descanso recompensador. Na esfera diária você pode usar, por exemplo, o famoso método "Pomodoro" para cumprir suas metas. Após cumprir todas elas, relaxe, pratique uma atividade física e procure ter horas de sono suficientes para que você acorde bem no dia seguinte. Na esfera semanal, reserve um horário para pensar sua semana seguinte, traçando boas metas, mas lembrando-se sempre de colocar um período de descanso recompensador, para que você possa se recarregar para a outra semana.
2 – Organização é fundamental: Mantenha seu ambiente de trabalho sempre organizado. Se você é bagunceiro, procure reorganizar seu ambiente periodicamente, você vai render melhor assim. Além disso, não se perca no meio do caminho, esteja sempre atento a sua estratégia, constantemente preparando o terreno para o próximo passo. Por fim, elimine distrações, use seu celular somente nos momentos de descanso, não faça outras coisas enquanto estiver em seus períodos de estudo.
3 – Leia entendendo o que está lendo: Para manter um alto desempenho no que se refere ao entendimento da leitura lhe apresento três dicas. Em primeiro lugar, siga o primeiro mandamento, a fim de que você trabalhe sempre o mais descansado possível. Em segundo lugar, evite ler mais de duas horas sobre um mesmo assunto ou uma mesma disciplina. E, por último, mas não menos importante, faça boas anotações (uma excelente maneira de fazer isso é por meio de mapas mentais).
4 – Faça revisões espaçadas: No momento que for fazer isso você se sentirá muito grato se tiver em mãos um bom mapa mental, pois com ele a revisão fica fácil e rápida. Busque ter contato com uma mesma matéria mais de uma vez e de maneiras variadas (leia o livro, leia suas anotações várias vezes, grave áudios, veja vídeos etc.).
5 – Teste o seu conhecimento sempre: Ler, anotar e rever apenas, não basta. O mais eficiente é resolver muitos exercícios, fazer vários simulados e resolver provas antigas. E mais eficiente ainda é corrigir esses exercícios e procurar estudar mais aqueles assuntos que você errou ou teve dúvida.

Prof. Pedro Caldeira - inovação para estudar de forma mais eficiente e com resultados.(foto: Divulgação)
Prof. Pedro Caldeira - inovação para estudar de forma mais eficiente e com resultados. (foto: Divulgação)
 

Portanto, amigos, façam o horário de estudo. É legal! Mas se atentem a estas dicas de quem já passou pelo que vocês estão passando. Fazendo tudo isso, vocês aprenderão com eficiência, ganharão muito tempo, e até terão menos dificuldade de um dia vir a cumprir aquela famigerada planilha de horários.

 

Pedro Caldeira é especialista em planejamento de estudos do Percurso Pré-vestibular e Finc - Grupo de Estudos.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)