(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

New Horizons chega a Plutão


postado em 14/07/2015 15:43 / atualizado em 15/07/2015 13:06

A terça-feira do dia 14 de julho é histórica para a humanidade e também para pesquisa espacial norte-americana que completam 50 anos de exploração planetária. Depois de uma viagem de mais de 9 anos, a sonda New Horizons alcançou Plutão, considerado o último mundo inexplorado no Sistema Solar. A sonda sobrevoou ao planeta e as primeiras imagens captadas já foram divulgadas pela Nasa nas redes sociais. As imagens mostram a superfície de Plutão que parece desenhar um coração quando observada de longe. "Ao atingir o planeta, os Estados Unidos se tornam a unica nação a visitar todos os planetas do Sistema Solar" disse Charles Bolden, diretor da Nasa.
Imagem de Plutão pela sonda New Horizons(foto: NASA/APL/SwRI)
Imagem de Plutão pela sonda New Horizons (foto: NASA/APL/SwRI)
As imagens enviadas mostraram Plutão em tons de vermelho e laranja, com vales, montanhas e crateras. Foi possível visualizar também Caronte, a maior lua do planeta. O momento de maior aproximação da sonda, nesta segunda-feira, foi de 766.000 km da superfície de Plutão. Entretanto, as melhores imagens ainda não chegaram, pois ela serão enviadas amanhã com detalhes de menos de 100 metros da superíficie do planeta.
 
Alguns dados enviados pela sonda indicam que Plutão poderia ser maior do que o imaginado, um fato que poderia fazer com que ele retornasse à categoria de planeta. Equipada com câmeras e outros instrumentos, a New Horizons foi programada para reunir uma riqueza de imagens de Plutão e suas cinco luas, Caronte, Estige, Nix, Hidra e Cérberos.
 
A descoberta de Plutão
 
A história de Plutão começou apenas uma geração atrás, quando jovem Clyde Tombaugh foi encarregado de buscar o Planeta X, que teoricamente deveria existir depois da órbita de Netuno. Ele descobriu um ponto fraco de luz que agora sabermos ser um mundo complexo e fascinante.
 
Plutão foi descoberto há apenas 85 anos pelo filho de um fazendeiro do Kansas usando um telescópio em Flagstaff no Arizona. Hoje, a ciência dá um grande salto observando Plutão de perto e voando em uma nova fronteira que vai ajudar a humanidade a entender melhor as origens do sistema solar.
 
New Horizons - uma linhagem de sondas exploradores do espaço
 
New Horizons - 15 anos de planejamento, construção e viagem para chegar na fronteira do sistema solar.(foto: Nasa - Divulgação)
New Horizons - 15 anos de planejamento, construção e viagem para chegar na fronteira do sistema solar. (foto: Nasa - Divulgação)
New Horizons é a mais recente de uma longa linha de realizações científicas da NASA, incluindo vários veículos que exploram a superfície de Marte, a sonda Cassini que revolucionou a nossa compreensão de Saturno e do Telescópio Espacial Hubble, que recentemente celebrou o seu 25º aniversário. Toda essa pesquisa está ajudando no planejamento da Nasa para enviar astronautas à Marte em 2030.
 
Lista das sondas exploratórias que fotografaram o sistema solar:
 
  • Mercúrio: Mariner 10 (1973)
  • Vênus: Mariner 2 (1962)
  • Marte: Mariner 4 (1965)
  • Júpiter: Pioneer 10 (1973)
  • Saturno: Pioneer 11 (1979)
  • Urano: Voyager 2 (1985)
  • Netuno: Voyager 2 (1989)
  • Plutão: New Horizons (2015)
 
Foram quase 15 anos de planejamento, construção e vôo da espaçonave New Horizons através do sistema solar. Se tudo ocorrer bem, a sonda deve funcionar ainda por uns 30 anos e a recompensa será para toda a humanidade.
 
 
Fonte: Nasa.gov

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)