(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Curso gratuito capacita profissionais para o ensino da Educação Física a pessoas com deficiência

Formação está disponível na plataforma de ensino a distância do MEC


postado em 26/06/2019 15:11

Curso gratuito capacita profissionais para o ensino da Educação Física a pessoas com deficiência(foto: Educa Mais Brasil)
Curso gratuito capacita profissionais para o ensino da Educação Física a pessoas com deficiência (foto: Educa Mais Brasil)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 45 milhões de brasileiros são acometidos por algum tipo de deficiência o que chama a atenção para a necessidade de criar iniciativas que garantam acessibilidade para essas pessoas, especialmente no universo da educação. Considerando o dado, o curso gratuito "Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte" visa capacitar coordenadores pedagógicos, professores e educadores para ensinar Educação Física a pessoas com deficiência. 


No curso gratuito, o esporte é considerado um fator significante de inclusão. Idealizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Impulsiona, a formação está com inscrições abertas na respectiva página eletrônica. São cinco turmas disponibilizadas na modalidade Educação a Distância (EAD), que conta com o suporte da plataforma do Ministério da Educação (MEC), o AVAMEC.


O início das aulas é imediato. São 40 horas de carga horária, segmentadas em quatro módulos. Os alunos devem concluir a formação em até 60 dias para terem direito a certificado assinado pelo Impulsiona, CPB e o MEC.


Sobre o curso de Educação Física


Ao longo do curso de Educação Física, os profissionais conhecerão a história dos esportes Paralímpicos, as principais regras de cada modalidade, além de entrevistas com atletas brasileiros. O educador também terá acesso a sugestões de atividades práticas para as suas aulas.


De acordo com o Impulsiona, a iniciativa foi lançada a partir da percepção da "necessidade de ampliar e fortalecer a educação esportiva, entendendo o esporte, acima de tudo, como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)