Os impactos ambiental e social provocados pelo mar de lama que varreu parte do município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 25 de janeiro de 2019, estarreceram todo o Brasil. Não foi diferente com professores do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Loyola. Por causa do desastre, eles criaram uma atividade interdisciplinar em que os alunos, de 13 e 15 anos, estudaram temas relativos ao paradoxo do desenvolvimento versus a perda da humanidade e transformaram a pesquisa em material de acesso público.
Leia Mais
Criatividade de professores favorece aprendizado e motiva estudantesProjeto itinerante apresenta novo acordo ortográfico com teatro, filme e muita criatividadeDaniela Lacerda, professora de história; Luiz Alexandre, professor de ensino religioso; César Almeida, professor de matemática; e Fabrício de Oliveira, professor de matemática criaram o projeto “Vale Tudo?”, logo após o ocorrido. Por meio de pesquisas, dados estatísticos e outros problemas sociais, os alunos construíram blogs sobre os temas: direitos humanos; consciência socioambiental; valores e princípios morais; a situação dos refugiados no Brasil e no mundo; o uso de agrotóxicos; a preservação das reservas indígenas; a mão de obra escrava e análoga ainda presente, e infraestrutura urbana.
A ideia surgiu em uma conversa entre os professores, de acordo com Daniela Lacerda. “Inicialmente, o meu intuito era achar uma forma de abordar os regimes político-econômicos dentro de sala de aula utilizando temas atuais. Dentre os objetivos, estão questionamentos sobre o consumismo, responsabilidade social, o protagonismo de cada cidadão voltado para o bem comum, tendo em vista comunidades justas, democráticas e inclusivas. O ideal é que os estudantes repensem suas atitudes e que se preocupem com o uso de trabalho escravo e de agrotóxicos, por exemplo.”
Divididos em 48 grupos, os alunos pesquisaram sobre seus respectivos temas para a montagem dos blogs. A primeira etapa incidiu na escolha de notícias e análise crítica sobre cada uma delas.
A escolha das disciplinas foi fundamental para desenvolver o trabalho. Nas aulas de história, os alunos estudaram sobre conceito e origem dos sistemas político-econômicos e escolheram as matérias jornalísticas pesquisadas como base para a produção de todo o conteúdo. Já na matemática, os estudantes usaram as aulas de estatística e produção de gráficos para interpretar pesquisas quantitativas. Nas aulas de ensino religioso, os adolescentes discutiram e refletiram sobre valores sociais, o lugar que ocupam na sociedade e a importância disso.
Encarar as duras realidades do mundo e seus reflexos na sociedade foi o que impactou a estudante Paula Lopes Soares, 14 anos. Com a construção do blog “Bastidores de uma indústria: vale explorar a mão de obra?”, criado por Paula e outros colegas, a jovem passou a conhecer fatos de que não tinha a menor ideia.
REALIDADE Além disso, Paula se viu criando uma missão própria. “Ver que muita gente, assim como eu, não tinha conhecimento sobre essa realidade foi surpreendente. Quero, pelo menos, fazer o meu papel, que é conscientizar as pessoas. Esse é o começo para uma mudança. O Colégio promove projetos de cidadania e nos incentiva a dar sugestões do que podemos fazer para evoluir enquanto sociedade.”
É sobre essa e outras realidades que os professores querem que os alunos reflitam: “A importância em um projeto como este está em discutir importantes valores, como o olhar e pensar no próximo. Num mundo que não nos permite tempo para a reflexão, observar além do nosso universo particular e pensar em formas de agir para melhorar esse contexto é a proposta.
Sob domínio público, os blogs apresentam matérias jornalísticas, dados estatísticos e uma análise crítica dos estudantes acerca dos temas debatidos. Eles ficarão no ar por tempo indeterminado. Confira!
Links:
https://eduardamcamargos.wixsite.com/portal-mundo
https://daviblf.wixsite.com/meublog-1
https://mflopesla.wixsite.com/agrotoxicos
https://thomazvalentim4.wixsite.com/reservasindigenas9a
https://luapgm30.wixsite.com/escravosdamoda
https://igormatos5.wixsite.com/valetudo9a
https://laurinharache.wixsite.com/meusite
https://lauraaraujobuldrin.wixsite.com/valetudo
https://lucianaptbaeta.wixsite.com/aquepontochegamos
https://matheusportellatel.wixsite.com/meusite
https://mltriginelli.wixsite.com/meusite-1
https://mepvbh.wixsite.com/pvsite
https://lobattzara.wixsite.com/mao-de-obra
https://trabalho2019loyola.wixsite.com/loyola
https://malubuenoliveira.wixsite.com/infrablog
https://bemenezes4.wixsite.com/meusite
https://anamariavalenteamv.wixsite.com/meusite
https://franciscomartinsst.wixsite.com/vale-tudo-refugiados
https://anaclaraalves30.wixsite.com/meusite
https://grupo4turmac.wixsite.com/meusite
https://anabuldrini1.wixsite.com/meusite
https://valedestruiromeioa.wixsite.com/arthurelias
https://rafaelaromanelli22.wixsite.com/assuntosdecidade
https://thomazm0810.wixsite.com/meusite
https://coutoliliana.wixsite.com/website-1
https://botbrenobraw.wixsite.com/trabalhovaleapena
https://borattofernanda.wixsite.com/valetudoagrotoxicos
https://trabalhomagis2019.wixsite.com/website3344
https://manubpguimaraes.wixsite.com/website
https://destruicaoambiental.wixsite.com/website-1
https://alegspecht.wixsite.com/dojeitoqueformelhor
https://bitrindadev.wixsite.com/meusite
https://anaclarabernis.wixsite.com/meusite
https://antoniaebia.wixsite.com/meusite
https://clarahdk.wixsite.com/meusitemagis
https://edigom4.wixsite.com/meusite
https://beatricesoares2.wixsite.com/meusite
https://henriquecpardini.wixsite.com/meioambiente
https://gabrielafaria149.wixsite.com/meusite
https://thiagowab1.wixsite.com/wernecknews
https://anajuliamiranda5.wixsite.com/magis123
https://eduardoladeirahgn.wixsite.com/meu-site
https://lfaraujolodi.wixsite.com/meusite
https://lucasdriosd.wixsite.com/nospelosindigenas
https://elisachiaris.wixsite.com/meusite
https://andrepcbrant2.wixsite.com/meusite
https://matheusfagundesara.wixsite.com/grupoacjm
https://igoraraujo4002.wixsite.com/qqcpdpmim .