(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Práticas de meditação na escola promovem benefícios para o desenvolvimento dos alunos

Além de ajudar no aprendizado, as crianças aprendem a lidar com as próprias emoções


postado em 15/04/2019 13:09

Práticas de meditação na escola promovem benefícios para o desenvolvimento dos alunos(foto: Educa Mais Brasil)
Práticas de meditação na escola promovem benefícios para o desenvolvimento dos alunos (foto: Educa Mais Brasil)

A prática da meditação, quando estimulada na infância, pode trazer muitos benefícios, principalmente em um mundo tão agitado e conectado, em que um momento de paz e silêncio parece realmente algo inatingível. Uma pequena pausa regada à tranquilidade e equilíbrio pode ser suficiente para o melhor desempenho das crianças nas salas de aula e na vida. 

 
Tão importante no desenvolvimento dos alunos, as práticas da meditação e da yoga já são implementadas há quase 20 anos nas escolas norte-americanas. Por conta disso, hoje, os Estados Unidos é o país que mais estimula esses conhecimentos milenares em escolas e universidades, ficando atrás só da Índia. No Brasil, a relação entre a meditação e o sistema educacional vem florescendo e um número considerável de escolas da educação básica, tem procurado introduzir tais atividades em sua grade curricular.


A psicóloga Ana Afonso é a favor das práticas meditativas para a crianças. "Atividades que proporcionam o autoconhecimento e uma percepção maior das emoções ajudam muito. E, quanto antes os pequenos iniciarem essas práticas, mais cedo eles vão encontrar outras formas de expressar os seus sentimentos e desenvolver características importantes, como o autocontrole", pontuou. Na opinião da especialista também é importante que as escolas passem a abordar mais as questões comportamentais e deixem de focar apenas nos conteúdos curriculares.


A redução da ansiedade e o aumento da concentração são alguns benefícios da meditação. Além disso, os pequenos que aprendem a silenciar a mente aprendem a lidar com as próprias limitações e emoções, desenvolvem um convívio mais harmônico com os colegas, professores e familiares. Ou seja, apesar de favorecer o desenvolvimento escolar, o aprendizado vai para a vida e além dos muros das escolas.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)