O 1 de fevereiro é dedicado aos profissionais da Publicidade e Propaganda. E, apesar do mercado de trabalho estar ainda se recuperando da crise, os publicitários – que têm a criatividade como matéria-prima do seus trabalhos – têm algo a comemorar. De acordo com dados do setor, a indústria da comunicação deste segmento movimenta mais de R$ 120 bilhões ao ano, além de corresponder a mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A publicidade leva a inovação por onde passa, tem o poder de comunicar sem ao menos uma palavra. Nas agências, a criatividade é sempre pré-requisito. Essa profissão é de extrema importância. Afinal, produto algum existiria sem marca, que passou pela concepção e desenvolvimento de um publicitário. O publicitário Eder Bastos atualmente trabalha como diretor de comunicação na prefeitura de Xique-Xique, na Bahia.
As perspectivas do mercado de trabalho não são as melhores, o que torna a profissão ainda mais desafiadora. "A publicidade é boa, mas sempre tem alguém que pague mais barato. Isso acaba desvalorizando, o que não deveria acontecer" ressalta o publicitário.
Por ter estagiado desde cedo, o publicitário nãos teve dificuldade de entrar no mercado. "O estágio é muito importante para ganhar espaço no futuro mercado de trabalho", sinaliza, lembrando da importância de manter-se sempre atualizado. Depois de graduado, Eder já fez especialização em Gestão Pública e está finalizando MBA em Marketing Digital, "A publicidade está em constante movimento", conclui.
.