Publicidade

Estado de Minas

Regras para as modalidades do Fies são divulgadas

Inscrições para o programa começam no dia 05 de fevereiro


postado em 09/01/2019 20:07

Regras para as modalidades do Fies são divulgadas(foto: Educa Mais Brasil)
Regras para as modalidades do Fies são divulgadas (foto: Educa Mais Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (09) o edital do Fies 2019 com as regras válidas para a primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) - alternativas para quem não tem condição de pagar integralmente as mensalidades de um curso de graduação. Os candidatos interessados devem se inscrever entre 5 e 12 de fevereiro na página do programa


O Novo Fies está dividido em duas categorias. A modalidade Fies é ofertada diretamente pelo governo ao estudante com renda familiar mensal de até três salários mínimos é a mais disputada porque as vagas são oferecidas a juros zero. Já a modalidade P-Fies, voltada para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, é ofertada pelas instituições financeiras, mas com recursos públicos. 


Entendendo o Edital do Fies 2019


De acordo com o edital, os candidatos serão classificados (Fies) ou pré-selecionados (P-Fies) na ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, no grupo de preferência para o qual se inscreveram. Consequentemente, a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010 e média mínima de 450 pontos e superior a zera na redação, ainda é obrigatória em ambas as modalidades. 


No caso do P-Fies, a pré-seleção do candidato fica condicionada também à aprovação dos Agentes Financeiros Operadores de Crédito (AFOC). Será necessário ainda validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e ter a documentação aprovadas pelos agentes financeiros. 


O edital pontua ainda que as melhores condições de financiamento estudantil serão garantidas aos candidatos pré-selecionados que se apresentem primeiro nas comissões as instituições de ensino. 


Prazos 


Os resultados estarão disponíveis no dia 18 de fevereiro. A complementação das inscrições dos candidatos no Fies Seleção será entre os dias 19 a 25 de fevereiro. A inscrição na lista de espera do Fies será de 20 de fevereiro a 31 de março. E atenção: a modalidade P-Fies não possui lista de espera.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade