(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ID Jovem beneficiou mais de 1,3 milhão de brasileiros de baixa renda

Programa concede descontos em viagens, eventos e inscrições em processos seletivos, como o Enem


postado em 05/12/2018 11:03

ID Jovem beneficiou mais de 1,3 milhão de brasileiros de baixa renda(foto: Educa Mais Brasil)
ID Jovem beneficiou mais de 1,3 milhão de brasileiros de baixa renda (foto: Educa Mais Brasil)

Entre 50 milhões de jovens brasileiros aproximadamente, 1.329,571 pessoas de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, já foram beneficiadas com o programa Identidade Jovem. Gerenciado atualmente pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), a ID Jovem 2.0 registrou quase 150 mil beneficiados somente em agosto de 2018. 


Manassés Fernandes é aluno de Engenharia de Controle e Automação de uma instituição de ensino superior da rede privada e utiliza o benefício em situações específicas. "Viajo, em média, duas vezes ao mês e já tive desconto de 100% em alguns deslocamentos. Utilizo sempre para ir a Lagartos, em Sergipe. Um familiar precisou estudar lá e, sempre que posso, vou dar um suporte", pontua. Para ter conceder o benefício, a SNJ estabelece limite de renda de dois salários mínimos e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).


Minas Gerais (26.512), São Paulo (23.813) e Bahia (21.157) são os três estados com o maior número de emissões de Identidade Jovem, segundo dados de agosto da SNJ. Rio de Janeiro (12.056) e Goiás (5.830) completam a lista dos cinco campeões. "Fiquei sabendo do documento por meio de uma amiga, que conseguiu fazer o ID jovem e viajar para outro estado. Ela me explicou um pouco sobre os programa e eu busquei mais informações por meio de pesquisa", relembra Flávia Protássio, graduanda em Jornalismo


Emissão ID Jovem 2.0 


Os benefícios são garantidos por meio do Estatuto da Juventude (Lei nº12.852/2013) e pela SNJ. Como a inscrição no CadÚnico é um dos requisitos, o jovem deve solicitar ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao setor encarregado de emitir o Cadastro Único na cidade de residência do solicitante. A carteira tem validade de 180 dias e, após este período, é necessário realizar a revalidação pelo Aplicativo ID Jovem 2.0 ou pelo site. 


Ambas as plataformas garantem o acesso ao documento a partir da inserção dos dígitos do Número de Identificação Social (NIS). O NIS está disponível no Cartão Cidadão, no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou na Carteira de Trabalho. A carteira virtual deve ser apresentada no momento da compra em conjunto com a documentação oficial com foto. 


Benefícios
    Meia entrada em eventos culturais e artísticos;
    Reserva de assentos em viagens interestaduais, sendo 2 assentos com 100% de gratuidade e 2 assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor total da passagem. Esse benefício é valido para ônibus, trens e barcos de classe convencional, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
    Isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico


O benefício também pode ser utilizado no momento da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso estar com os dados atualizados no banco de dados do Governo e, no ato da inscrição, informar o NIS válido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)