Jornal Estado de Minas

ID Jovem beneficiou mais de 1,3 milhão de brasileiros de baixa renda

Entre 50 milhões de jovens brasileiros aproximadamente, 1.329,571 pessoas de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, já foram beneficiadas com o programa Identidade Jovem. Gerenciado atualmente pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), a ID Jovem 2.0 registrou quase 150 mil beneficiados somente em agosto de 2018. 


Manassés Fernandes é aluno de Engenharia de Controle e Automação de uma instituição de ensino superior da rede privada e utiliza o benefício em situações específicas. "Viajo, em média, duas vezes ao mês e já tive desconto de 100% em alguns deslocamentos. Utilizo sempre para ir a Lagartos, em Sergipe. Um familiar precisou estudar lá e, sempre que posso, vou dar um suporte", pontua. Para ter conceder o benefício, a SNJ estabelece limite de renda de dois salários mínimos e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).


Minas Gerais (26.512), São Paulo (23.813) e Bahia (21.157) são os três estados com o maior número de emissões de Identidade Jovem, segundo dados de agosto da SNJ. Rio de Janeiro (12.056) e Goiás (5.830) completam a lista dos cinco ‘campeões’. "Fiquei sabendo do documento por meio de uma amiga, que conseguiu fazer o ID jovem e viajar para outro estado.

Ela me explicou um pouco sobre os programa e eu busquei mais informações por meio de pesquisa", relembra Flávia Protássio, graduanda em Jornalismo


Emissão ID Jovem 2.0 


Os benefícios são garantidos por meio do Estatuto da Juventude (Lei nº12.852/2013) e pela SNJ. Como a inscrição no CadÚnico é um dos requisitos, o jovem deve solicitar ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao setor encarregado de emitir o Cadastro Único na cidade de residência do solicitante. A carteira tem validade de 180 dias e, após este período, é necessário realizar a revalidação pelo Aplicativo ID Jovem 2.0 ou pelo site. 


Ambas as plataformas garantem o acesso ao documento a partir da inserção dos dígitos do Número de Identificação Social (NIS). O NIS está disponível no Cartão Cidadão, no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou na Carteira de Trabalho. A carteira virtual deve ser apresentada no momento da compra em conjunto com a documentação oficial com foto. 


Benefícios
•    Meia entrada em eventos culturais e artísticos;
•    Reserva de assentos em viagens interestaduais, sendo 2 assentos com 100% de gratuidade e 2 assentos com no mínimo 50% de gratuidade do valor total da passagem. Esse benefício é valido para ônibus, trens e barcos de classe convencional, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
•    Isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico


O benefício também pode ser utilizado no momento da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É preciso estar com os dados atualizados no banco de dados do Governo e, no ato da inscrição, informar o NIS válido.

.