(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Educação a distância: fóruns de discussão ampliam o conhecimento dos estudantes

Ferramenta utilizada pelo ensino virtual favorece maiores facilidades


postado em 03/12/2018 17:07

Educação a distância: fóruns de discussão ampliam o conhecimento dos estudantes(foto: Educa Mais Brasil)
Educação a distância: fóruns de discussão ampliam o conhecimento dos estudantes (foto: Educa Mais Brasil)

Logo quando foi lançada, há aproximadamente 10 anos, a educação a distância fazia muita gente torcer o nariz, justificando ser esse um ensino "inferior" ao presencial. Com o passar dos tempos, a modalidade EAD mostrou ser tão boa quanto uma graduação cara a cara. Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que, somente no ano passado, cerca de 1 milhão de pessoas fizeram um curso superior na modalidade virtual.


Se você procura se especializar, mas não tem tempo, mora muito distante de alguma universidade ou vive com uma rotina inconstante com relação aos seus horários, um curso a distância é ideal. Além de poder estudar na hora e onde quiser, o ensino a distância oferece uma série de funcionalidades. Entre elas está o fórum de discussão, ferramenta comumente usadas nos cursos EAD. Os fóruns funcionam como chats e tem como objetivo ser utilizado como uma plataforma para aprofundar os assuntos, além de ser o momento para a tirada de dúvidas em coletivo. Até porque a dúvida de um colega, também pode ser a sua.


Conheça alguns benefícios de aproveitar além dos material didático - os fóruns de discussão:


Aprender em coletividade: Nos fóruns são realizados diversos debates sobre os conteúdos das disciplinas. Neles, os alunos têm a possibilidade de compartilhar as suas dúvidas, como também auxiliar nos outros questionamentos dos colegas. Dessa maneira, constrói-se uma rede coletiva de saber. 


Professores mediam: Os professores tutores dos cursos também são inseridos nas discussões. Acompanhado, eles podem mudar a estratégia das aulas, focando nos aspectos de mais dificuldade dos alunos. A mediação é fundamental para fomentar a aprendizagem da turma e a se aprofundar intelectualmente sobre os conteúdos tratados.


Metodologia de avaliação: Para facilitar o processo de avaliação, os fóruns de discussão também é uma boa oportunidade para avaliar os alunos. Pode ser estimulado uma quantidade de participação, seja comentado algo do conteúdo ou auxiliando a dúvida de uma colega.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)