(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Confira 5 plantas para ter dentro do seu apê e deixá-lo um charme

O seu apartamento pode ter, sim, a vida que as flores e plantas trazem para o ambiente; saiba como


postado em 21/09/2018 10:57 / atualizado em 21/09/2018 11:03

Amanhã é o início da Primavera(foto: Educa Mais Brasil)
Amanhã é o início da Primavera (foto: Educa Mais Brasil)

Ter um jardim imenso como os que nossas avós tinham em casa parece um sonho distante - principalmente, quando optamos pelos apartamentos como alternativa de moradia. Mas o que muitas pessoas desconhecem é que quem mora em prédio ou residência pequena não precisa abrir mão da jardinagem. Você pode até morar em local sem área externa ou inapropriado para alguns tipos de plantas, mas isso não é mais um problema. O seu apê pode ter, sim, a vida que as flores e plantas trazem para o ambiente. 


Amanhã (22.09) é o início da Primavera, estação caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura. Nessa estação, o clima também se torna mais ameno, ou seja, nem muito frio e nem muito quente. Com um momento tão propício, porque não começar a cultivar umas plantinhas? 


A designer de interiores Virginia Santa Bárbara sabe bem a importância das plantas em uma casa e não abre mão de usá-las em seus projetos de decoração. "Sempre uso flores em todos os meus espaços. O verde traz vida, beleza e aconchego para cada cantinho", pontuou. Apesar de gostar muito das flores, segundo Virginia, o que mais cresce é o predominância do verde, principalmente, nos jardins verticais.


Virginia trabalha há mais de dez anos como Design de Interiores e acredita que as plantas contribuem para que as pessoas se tornem mais humanizadas e tranquilas. "Tem clientes que fazem das plantas uma espécie de relaxamento. Elas preparam um cantinho único para elas e usam como local de reflexão", conta. Mas há quem, por conta da rotina intensa, prefira utilizar as plantas artificiais. Algumas são imitações tão perfeitas que é quase impossível perceber a diferença. "Além de garantir beleza e sofisticação ao ambiente, as plantas artificiais ainda facilitam o dia a dia das pessoas", assegurou. 


Investir na decoração verde vai muito além de embelezar os ambientes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nasa, plantas podem funcionar como uma peneira de poluição dos ambientes fechados, especialmente quando próximas as janelas. No entanto, na hora de cultivá-las, é importante que o ambiente tenha uma luminosidade natural. Isso, porque as plantas precisam passar pelo processo de fotossíntese. Deixar uma janela aberta pode ser uma opção para resolver esse pequeno problema.


Amor de gerações 


O estudante de Ciências Sociais, Dalton Santana, de 23 anos, sempre se interessou pela estética das plantas, dos cuidados com elas e pelo retorno que trazem. Por esse motivo, fazia parte da sua rotina conhecer sempre um pouco mais sobre esse universo. "Eu sempre gostei muito dos cactos, suculentas e samambaias", contou. Foi em 2015, que Dalton ganhou da sua mãe o seu primeiro cacto e, a partir daquele momento, ele deixou florescer o amor pelas plantas e começou a se dedicar a sua pequena coleção. 


"Geralmente, as pessoas costumam comprar plantas que já venham com flores, mas acompanhar esse processo é gratificante. Por isso, gosto tanto dos cactos. Eles são plantas que muitas pessoas rejeitam, mas florescem e dão plantas bem bonitas", conta Dalton, que está com um novo projeto. 


Agora no início da Primavera, ele vai começar a vender cactos, suculentas e algumas plantas comuns que sua mãe tem em casa e ele está aprendendo a cultivar. "Essas plantas são ótimas para cultivar dentro e fora de casa". O estudante vai comercializar as mudas e plantinhas em um página no Instagram intitulada @cactou.s – mas ele já divulga o seu amor pelo cultivo de plantas em sua página pessoal (@dalton.st).


Confira 5 plantas para ter dentro do seu apê e deixá-lo um charme 


1.    Antúrio – Pode ser usado em vasos ou em pequenos jardins, mas sempre à meia sombra. Deve ser regado de três a quatro vezes na semana, pois é uma planta que pede mais umidade.
2.    Lírios da Paz – Esta planta consegue ter sua flor mesmo na sombra. Evite deixá-la ao sol e mantenha sempre a terra bem úmida. Deve ficar próxima de uma janela ou ambiente quente do seu apartamento.
3.    Violeta – Ela é uma ótima opção para pequenos vasos em qualquer canto da casa, desde que não pegue luz solar diretamente. Apesar de ser uma planta super delicada, se adapta bem dentro de apartamento. Água somente para deixar o solo úmido farão com que seus vasos exibam flores o ano todo.
4.    Rosa de Pedra – É uma planta suculenta, ou seja, aguenta ficar dias sem ser regada. Além disso, é muito versátil – pode ser utilizada em mini jardins, quadros e nos mais diversos tipos de vasos.
5.    Jade – Essa planta parece uma mini árvore. Ela demora um pouco mais para florescer. Deixe-a em um local que receba um pouco de sol direto durante o dia e mantenha o solo úmido, mas não encharcado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)