(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Candidatos têm até 23h59 desta sexta-feira para fazer a inscrição no Enem 2018

Com mais de 5 milhões de inscritos até ontem, próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio tem prazo final para registro até hoje. Mesmo isentos devem cumprir a etapa


postado em 18/05/2018 06:00 / atualizado em 18/05/2018 07:45

Candidatos chegam para as provas do exame da PUC Minas: neste ano, quem obtiver a isenção e não comparecer não poderá mais requerer o benefício(foto: Marcos Vieira/EM/D.A PRESS)
Candidatos chegam para as provas do exame da PUC Minas: neste ano, quem obtiver a isenção e não comparecer não poderá mais requerer o benefício (foto: Marcos Vieira/EM/D.A PRESS)

Estudantes que pretendem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 têm até as 23h59 de hoje, horário de Brasília, para fazer a inscrição pela internet. Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa do teste devem cumprir essa exigência. Com o fim do prazo também se encerra a possibilidade de alterar dados cadastrais, a opção do município onde o candidato quer fazer o exame e a opção de língua estrangeira. A menos de dois dias para o fim do prazo, mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram para a próxima edição.

Quem ainda pretende se inscrever deve apresentar o número do CPF e do documento de identidade, e criar uma senha, que dará acesso ao cartão de confirmação e aos resultados da prova. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que informações sobre o exame sejam enviadas diretamente aos candidatos. Os concluintes do ensino médio da rede pública têm direito a isenção no ato da inscrição. Mesmo aqueles que não tenham solicitado estarão automaticamente dispensados de pagar a taxa ao se inscrever. Os estudantes que não receberam a gratuitidade, mas ajuizaram recurso contra a decisão também devem se inscrever normalmente.

O pagamento da taxa para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, deve ser feito até a próxima quarta-feira, em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos Correios. Após o pagamento, os candidatos precisam esperar de três a cinco dias úteis para que o site registre que a participação na prova está confirmada. Esse é o período que os bancos levam para comunicar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que o pagamento foi efetuado corretamente. O Inep orienta os participantes a guardar o comprovante de pagamento e a conferir a situação da inscrição no site. Passado o prazo, se a participação não for confirmada, o candidato deve entrar em contato com a instituição pelo 0800 616161.

Os estudantes que precisarem de atendimento especializado, como é o caso de pessoas com deficiência auditiva, física ou intelectual, ou de atendimento específico, como gestantes e idosos, têm que fazer o pedido no ato da inscrição e comprovar a necessidade. Os participantes que tiverem as solicitações reprovadas serão comunicados por e-mail ou pelo celular (SMS) cadastrados durante a inscrição, e terão cinco dias úteis para enviar novo documento. Para o uso do nome social na prova do Enem, o pedido poderá ser feito entre 28 de maio e 3 de junho.

Em redes sociais, candidatos queixaram-se da dificuldade de acessar o site de inscrição, que apresentava a mensagem “Dados inválidos”. O Inep informou que o sistema está programado para retornar esse alerta exclusivamente em caso de senha digitada incorretamente. De acordo com a instituição, os candidatos que receberam a mensagem podem estar usando uma senha diferente da que foi criada durante a solicitação de isenção, em abril. O código pode ser recuperado clicando na opção “Esqueci minha senha”.

Neste ano, o Inep estabeleceu mudanças na concessão da isenção da taxa. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a ausência de participantes nas cinco edições anteriores do Enem gerou um prejuízo de R$ 962 milhões. Por isso, em 2018, os estudantes que conseguiram a isenção da taxa de inscrição no ano passado e não comparecerem à prova precisaram justificar a falta. Caso contrário, não terão o direito à gratuidade novamente. Ao todo, 3.361.468 tiveram a solicitação de isenção aprovada por se enquadrarem em um dos quatro perfis que davam direito ao benefício, o equivalente a 88% dos pedidos.

Até às 17h de ontem, de acordo com o Inep, 5.500.383 pessoas já haviam se registrado para o exame. As provas desta edição serão aplicadas em dois domingos – 4 e 11 de novembro –, e os resultados serão divulgados em janeiro.

*Estagiária sob supervisão do editor Roney Garcia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)