(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parcerias criam ponte entre estudantes e empresas para estágio

Garantir que teoria e prática estejam realmente entrelaçadas é a premissa do projeto Estágio dos Sonhos, do Centro Universitário UNA


postado em 08/07/2016 06:00 / atualizado em 08/07/2016 08:11

Alocar os melhores alunos dentro das empresas mais conceituadas de Minas Gerais, dando oportunidade a eles de deixar as salas de aula rumo a experiências na vida real. Garantir que teoria e prática estejam realmente entrelaçadas é a premissa do projeto Estágio dos Sonhos, do Centro Universitário UNA. Outro diferencial dessa aprendizagem é a possibilidade de transformar a relação entre os futuros profissionais e o mercado por meio do olhar crítico e das exigências do mundo do trabalho. Nessa proposta inédita, os estudantes serão acompanhados diretamente por um professor especialista da instituição de ensino, uma espécie de mentor, responsável por verificar diretamente na empresa o rendimento e as dificuldades de seu pupilo.

O projeto é uma parceria da UNA com os Diários Associados e outras três empresas: HSM, GPTW e Universia. Outros parceiros também serão conhecidos nos próximos dias. A expectativa é que o projeto, lançado anteontem, comece a render frutos no início do mês que vem, com a abertura de inscrição aos interessados. Em setembro, os selecionados devem começar o estágio. Ficará a cargo do centro universitário a triagem de currículo, dinâmica de grupo e entrevista com os candidatos. Os finalistas serão apresentados às empresas, que vão escolher quem ficará com as vagas.

Outra preocupação é desenvolver nos estudantes selecionados as competências comportamentais. “Pesquisa da GPTW mostra que a maior parte das demissões ocorre por problemas comportamentais e não por questões técnicas. Por isso, acompanharemos a parte técnica, mas também as habilidades comportamentais, como trabalho em equipe e comunicação. Esses pontos já são trabalhados em nossos currículos, mas serão ainda mais enfatizados”, afirma a vice-reitora da UNA, Carolina Marra.

As empresas parceiras, por sua vez, também terão uma série de benefícios de acordo com a vice-reitora, como receber jovens cheios de disposição para pôr a mão na massa. “Sabemos hoje que os estudantes preferem trabalhar em empresas que têm bons ambientes e estimulem seus colaboradores, ganhando menos, a atuar naqueles onde o ambiente é péssimo, ganhando mais. E esses alunos terão a oportunidade de estar em locais diferenciados, que são referência e que propiciam ao colaborador um bom clima organizacional”, diz Carolina.

Os estagiários serão escolhidos num universo de quase 30 mil alunos de mais de 50 cursos de diversas áreas do conhecimento. “Estamos agregando uma série de valores a partir das parcerias que estabelecemos e isso fará diferença na vida dos estudantes. A expectativa é estabelecer esse projeto como um sucesso e, a cada ano, ter mais vaga para conseguir trazer alunos para essa experiência”, ressalta Carolina Marra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)