(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parceria entre EM e UniBH vai premiar melhores redações sobre a gentileza

Alunos de escolas públicas e privadas poderão participar, e objetivo é incentivar práticas de leitura e escrita


postado em 19/08/2015 06:00 / atualizado em 16/11/2015 10:50

Alunos de teatro do Palácio das Artes, vestidos de super-heróis, durante performance sobre gentileza urbana na Praça Sete em BH: ajuda para atravessar a rua e carregar sacolas pesadas(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press 28/09/2013)
Alunos de teatro do Palácio das Artes, vestidos de super-heróis, durante performance sobre gentileza urbana na Praça Sete em BH: ajuda para atravessar a rua e carregar sacolas pesadas (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press 28/09/2013)

Gentileza gera gentileza e também dá prêmios. A segunda edição do Prêmio Jornal na Escola premiará as melhores redações sobre o tema gentileza urbana. Parceria entre o jornal Estado de Minas e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), o concurso cultural tem como objetivo incentivar as práticas de leitura e escrita entre os estudantes das redes pública e privada de Belo Horizonte e região metropolitana. As escolas devem se cadastrar até 21 de agosto para que os alunos possam participar. A data marca o início da produção dos textos pelos estudantes, que terão prazo até 10 de setembro.

“Gentileza urbana é um tema muito explorado na atualidade, mas queremos de fato enfatizar que vai além da cordialidade no trânsito e da civilidade nas ações. Queremos propor uma transformação social, e a escrita é o melhor meio para gerar esse processo. É pensando que escrevemos e geramos conteúdo. Nada melhor que começar esse processo com os jovens, que são a grande mola transformadora da sociedade”, afirmou a diretora do Instituto de Educação do UniBH, Helivane Evangelista.

O concurso irá premiar as três melhores redações, os professores que orientaram a escrita e as escolas. As instituições inscritas receberão um exemplar gratuito do EM e o acesso digital ao jornal liberado para que possam disponibilizar o conteúdo aos seus alunos. Com a frase “Gentileza gera gentileza”, o profeta Gentileza mostrou que boas ações podem contagiar.



AVALIAÇÕES
As redações devem ser manuscritas à caneta, assim como é feito na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os textos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por integrantes da Diretoria de Educação do UniBH e do jornal. O resultado dos vencedores será anunciado em cerimônia de premiação, que será realizada em 27 de outubro, no Teatro Ney Soares, no câmpus do centro universitário.

Para fornecer conteúdo aos alunos que farão as redações, o Estado de Minas publicará uma série de matérias especiais com o tema gentileza urbana durante o período em que o concurso estiver aberto. Diversos temas que abrangem a gentileza urbana serão abordados, como a amabilidade no trânsito, nas relações pessoais, com a natureza e diversos outros que cercam o tema nos centros urbanos.

Serviço


Prêmio Jornal na Escola

Quando: Inscrições das escolas: até sexta-feira
Período da produção das redações: até 10 de setembro
Seleção pela banca avaliadora: de 12 a 23 de outubro
Cerimônia de premiação: 27 de outubro
Tema: Gentileza urbana


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)