(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estágio é porta de entrada na profissão

Buscar conhecimento, ser curioso, proativo, dinâmico, dedicado e bem-informado são recomendações de 10 em cada 10 processos de seleção para estagiários, independentemente da área de atuação


postado em 24/01/2015 10:24

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O colete “Posso ajudar”, guardado com zelo há quase uma década, é como um troféu para Sérgio Henrique Batista, de 30 anos. Foi com ele, em 2006, que o administrador começou a carreira, como estagiário no banco Mercantil do Brasil, onde hoje, oito anos depois, ocupa o cargo de coordenador de performance de negócios. Um caminho que, segundo ele, dificilmente seria percorrido não fossem o comprometimento e a dedicação dos tempos de estudante.

Buscar conhecimento, ser curioso, proativo, dinâmico, dedicado e bem-informado são recomendações de 10 em cada 10 processos de seleção para estagiários, independentemente da área de atuação. São conceitos essenciais para entrar no mercado de trabalho – e, claro, permanecer nele, que é o principal desafio. “Sempre busquei aprender e passar informação, ensinar o que sabia. Fui observado por isso: desde o início, me engajei em buscar soluções, otimizar as demandas, trabalhar em equipe”, lembra o administrador, que hoje ocupa um dos cargos estratégicos do banco.

Mostrar engajamento é passo importantíssimo para ser contratado. Hoje, mais de um terço dos funcionários do Mercantil do Brasil foram contratados depois de passar pelo programa de estágio da instituição. “Tanto em atividades de grupo, como nas entrevistas, são observadas características como trabalho em equipe, dinamismo, iniciativa, capacidade analítica, comunicação e, o mais importante: o interesse de fazer o estágio e possível carreira”, explica Márcio Ferreira, gerente de capital humano da instituição.

CONHECIMENTO

Segundo Márcio Ferreira, o interesse do aluno pela área é o primeiro passo para ser selecionado e, posteriormente, contratado. “Procurar se manter informado sobre notícias atuais, ler bastante os assuntos que interessam, se empenhar nos trabalhos de faculdade – que ajudam muito no desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, além de flexibilidade, agilidade e foco em resultados.”

Sérgio, que cursava o quinto período de administração quando ingressou no mercado de trabalho, lembra que a postura que adotou como estagiário ainda é sua filosofia de trabalho. “Se o estudante gosta de aprender e passar conhecimento, a chance de ser contratado e ser um líder é muito grande. O mercado está aberto para quem tem visão de liderança, para quem é engajado. Tem que mostrar vontade desde o primeiro dia.”


DE OLHO NA VAGA
Dicas para conseguir um estágio
» Bom relacionamento interpessoal
» Iniciativa e proatividade
» Dinamismo
» Capacidade analítica
» Demonstrar interesse em fazer carreira na instituição
» Refletir sobre pontos fortes e aqueles que precisa desenvolver
» Manter-se bem informado
» Empenho nos trabalhos acadêmicos
» Flexibilidade e agilidade


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)