Ensino superior de excelência tem endereço certo. Mais uma vez, Minas Gerais se destaca no cenário nacional como o estado que abriga o maior número de universidades federais com nota máxima no principal termômetro da qualidade da graduação: o Índice Geral de Cursos (IGC) , divulgado ontem pelo governo federal. Entre as 10 instituições mais bem avaliadas em todo o país, subiram ao pódio as federais de Lavras (Ufla), no Sul; de Minas Gerais (UFMG), de Belo Horizonte; de Viçosa (UFV), na Zona da Mata; e do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba. Na contramão do bom desempenho, quase um terço das universidades (27%), faculdades e centros universitários de todo o país tiveram nota abaixo do aceitável. Em Minas, um em cada 10 cursos avaliados ano passado levaram bomba.
Leia Mais
Colegiais da Zona da Mata repetem feito de 2011 e conquistam medalhas nas Olimpíadas de Matemática Minas Gerais tem quatro das 10 melhores universidades públicas brasileiras, mostra IGCMEC reprova uma em cada três faculdades do paísMPF recomenda que UFMG faça concurso para selecionar estagiáriosO MEC avaliou 8.665 cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins, bem como os cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial, pertencentes a 1.387 instituições de ensino superior. O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. As notas vão de 1 a 5, sendo 1 e 2 insatisfatórias. O número de universidades com conceito máximo caiu este ano – em 2012, foram 27.
Mal avaliadas
As universidades mineiras com o pior desempenho (nota 1) foram a Vale do Rio Verde (Unincor), de Três Corações, no Sul de Minas, e a Presidente Antônio Carlos (Unipac), de Barbacena, no Campo das Vertentes. Entre os 802 cursos avaliados no estado, 82 tiveram conceito 1 ou 2. O pior deles é o de ciências sociais (bacharelado) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Norte de Minas – o 15º pior no ranking brasileiro. Entre as piores universidades avaliadas, a Unipac de Barbacena não atendeu as ligações ontem à noite. Na Unincor, a informação era de que a demanda só seria respondida hoje pela reitoria.
O IGC é o resultado da média do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC).