(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inscrições para bolsas da Capes encerram nesta quinta-feira

A Capes oferece bolsas de estudos na modalidade graduação-sanduíche, que permite ao selecionado estudar por até um ano nos Estados Unidos


postado em 17/10/2011 15:14 / atualizado em 17/10/2011 16:35

Os estudantes de graduação interessados em dividir os estudos entre univesidades brasileiras e norte-americanas podem fazer as inscrições para concorrer às bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  até a próxima quinta-feira, 20. A Capes oferece bolsas de estudos na modalidade graduação-sanduíche, que permite ao selecionado estudar por até um ano nos Estados Unidos. O programa oferece ao estudante a possibilidade de cursar normalmente as disciplinas na instituição de origem, no Brasil e disciplinas equivalente em universidades fora do país. Com isso, o jovem pode adquirir experiência, treinar a língua estrangeira e evita o trancamento de matrícula.

Os estudantes aprovados terão auxílio financeiro pelo período de 12 meses, tempo de duração do curso , além de pagamento das taxas escolares norte-americanas, nos casos em que couber, e passagens aéreas para o percurso entre o Brasil e os Estados Unidos, de ida e volta. A chamada pública, aberta pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na internet, oferece bolsas de estudos na modalidade graduação-sanduíche, que permite ao selecionado estudar por até um ano nos Estados Unidos.

Os candidatos  que desejarem se inscrever, precisam observar alguns requisitos, tais como: ser de nacionalidade brasileira , apresentar bom rendimento acadêmico, ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos. Por fim, comprovar nota mínima de 79 pontos no exame Toefl-Ibet Test.

A primeira chamada pública da Capes permitirá a instituições de ensino superior nacionais selecionar estudantes brasileiros de graduação, em áreas de interesse para o país, para cursos ou estágio em instituições norte-americanas. O documento determina que as instituições brasileiras firmem acordo de adesão com a Capes, por meio do qual se habilitarão a selecionar e a indicar os alunos.

É possível ainda, pleitear a vaga de forma individual. Nesse caso, é necessário observar alguns requisitos, como estar matriculado em curso de bacharelado, ter ingressado na instituição de ensino por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com nota superior a 600 pontos. Ou ainda ,  ter sido premiado em categorias dos prêmios Jovem Cientista e Iniciação Científica ou olimpíadas de matemática ou de ciências. O candidato pode comprovar ainda ser detentor de premiações de mérito acadêmico ou estar usufruindo de benefício do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes. Inscrições e mais informações sobre o programa poderão ser encontradas no site do Ministério da educação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)