(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aluna da rede estadual conquista medalha na Olimpíada Internacional de Matemática


postado em 25/07/2011 17:50

Maria Clara (2ª da esquerda para a direita) com a equipe brasileira em Amsterdã(foto: Divulgação/OBM)
Maria Clara (2ª da esquerda para a direita) com a equipe brasileira em Amsterdã (foto: Divulgação/OBM)


O bom desempenho da estudante Maria Clara Mendes Silva já tem o seu reconhecimento fora do país. A aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, em Pirajuba, no Triângulo Mineiro, mostrou que é boa nos números e conquistou a medalha de bronze na 52ª Edição da Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematical Olympiad - IMO), realizada em Amsterdã, na Holanda. Ela é um dos destaques da competição que reuniu 564 estudantes de 101 países. Além de Maria Clara, todos os seis representantes brasileiros ganharam prata ou bronze, o que deixou o país na 20ª posição. Entre eles, o mineiro André Macieira Braga, do Colégio Militar de Belo Horizonte, que foi prata. Ao todo foram 280 medalhistas nas categorias: Ouro, Prata e Bronze. A premiação dos estudantes ocorreu nesse sábado (23).

Para obter o bom desempenho, Maria Clara realizou provas, em dois dias consecutivos, nas áreas de Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória. Foram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova. A resolução das questões exigia criatividade, engenho e habilidade em matemática. As questões foram selecionadas por um comitê internacional que teve como base, itens propostos pelos países participantes. Com as medalhas, Maria Clara e os demais estudantes brasileiros retornaram ao Brasil nesse domingo (24).

Patrícia Helena Silva Mendes destaca o seu orgulho em ver a filha com mais uma conquista. “Eu e o pai dela estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado da nossa filha na IMO”, festeja a mãe.

Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), responsável por classificar os estudantes para a IMO, Maria Clara conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, desde 2006, ano que entrou na competição.

Olimpíada Internacional de Matemática
Competição mais importante da área, de acordo com a Unesco, a IMO é destinada a estudantes entre 14 e 19 anos. Para participar, os alunos de Ensino Médio devem se destacar nas competições de matemática em seus países. No caso do Brasil, a competição classificatória para a IMO é a Olimpíada Brasileira de Matemática. O torneio internacional que é realizado desde 1959, tem o Brasil como participante desde o ano de 1979. Desde então, o país conquistou um total de 96 medalhas, sendo oito de ouro, 26 de prata e 62 de bronze.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)