(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Semana é de atenção para alunos que precisam assegurar matrículas


postado em 26/06/2011 07:19

A semana começa movimentada para quem busca uma vaga em uma instituição de ensino superior. Aos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foram aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o alerta é para o prazo da matrícula. A inscrição deve ser feita amanhã e quarta na unidade na qual o candidato foi aprovado. Cerca de 26 mil pessoas foram selecionadas na primeira fase do programa. Também devem ficar atentos aqueles que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (ProUni). O resultado da primeira chamada sai amanhã e o prazo para os candidatos pré-selecionados comprovarem a documentação e fazerem a matrícula na instituição de ensino indicada acaba em 6 de julho.

Criado pelo Ministério da Educação, o Sisu encaminha alunos para a universidade tendo como única fase do processo seletivo a nota do Enem. O número de inscritos na atual seleção do exame superou em quase 100% o registrado no processo do segundo semestre de 2010. Neste ano, cerca de 446 mil candidatos que prestaram o Enem concorreram às vagas oferecidas, contra 231 mil do ano passado. Quem fez o exame e deseja saber se foi convocado para a primeira chamada do Sisu pode acessar a página na internet (www.sisu.gov.br) ou ligar no telefone 0800-616161. A documentação necessária está à disposição no boletim de acompanhamento do estudante, disponível na mesma página ou nas instituições de ensino.

Conforme o MEC, as pessoas selecionadas com base na primeira opção de curso não serão convocados nas chamadas posteriores do Sisu, mesmo que não tenham feito a matrícula. O resultado para a segunda chamada está previsto para 2 de julho, com prazo de matrícula para 5 e 6 de julho. Depois que as duas chamadas forem feitas, quem ficou de fora poderá acessar uma lista de espera, destinada ao preenchimento de vagas não ocupadas. O prazo para declarar interesse em permanecer na lista vai de 2 a 7 de julho.

ProUNI Além da primeira chamada do ProUni prevista para amanhã, o programa terá duas novas convocações. A segunda chamada está marcada para 12 de julho, com prazo para confirmação de documentos até o dia 19. A terceira e última será feita em 25 de julho, com matrículas até o dia 29.

Criado em 2004, o ProUni, programa do Ministério da Educação, oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior particulares em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Neste ano, 92.107 bolsas — 46.970 integrais e 45.137 parciais (50% da mensalidade) —foram oferecidas. Ao fim das três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera. O prazo para declarar interesse vai de 6 a 8 de agosto.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)