(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ExpoUna exibe criatividade

Terceira edição de promoção de centro universitário mostra até sexta-feira, no Expominas, no Bairro Gameleira, em BH, 1,8 mil projetos acadêmicos inovadores para 40 mil visitantes


postado em 15/06/2011 06:00 / atualizado em 15/06/2011 06:27

No ano passado, evento reuniu estudantes de todos os níveis(foto: Una/Divulgação)
No ano passado, evento reuniu estudantes de todos os níveis (foto: Una/Divulgação)


Conhecimentos teóricos e práticos vão ganhar espaço de hoje e sexta-feira em Belo Horizonte, durante o 3ª edição da ExpoUna, mostra do Centro Universitário Una que reúne projetos acadêmicos experimentais, palestras e oficinas com o objetivo de promover a troca de conhecimento e abrir portas para o mundo do trabalho e da carreira profissional. Cerca de 1,8 mil produções criativas e inovadoras serão expostas no evento, que deverá receber cerca de 40 mil pessoas.

Entre os visitantes são esperados 18 mil universitários da Una, ex-alunos, professores, executivos de empresas e empresários, estudantes de nível médio e de outras instituições acadêmicas. A mostra será no Expominas, no Bairro Gameleira, Região Oeste da capital. A programação terá início hoje às 17h. Amanhã e sexta-feira, as atividades ocorrem entre as 7h30 e 22h40. A entrada é gratuita e o credenciamento pode ser feito na hora. O ExpoUna tem o apoio do Estado de Minas, que terá um estande no local. Outras informações podem ser obtidas pela internet (www.una.br/expouna) ou pelo telefone (31) 3235-7300.

De acordo com o diretor do Núcleo de Carreira e Relações Corporativas da Una, professor Marco Túlio Carvalho de Souza Andrade, os trabalhos envolvem diversas áreas do conhecimento. “Teremos atividades voltadas para saúde, comunicação, meio ambiente, sustentabilidade, mercado de trabalho, recursos humanos e gestão de carreira nas empresas, entre outras”, explica.

Além das palestras e oficinas, haverá um corredor de negócios. “Empresas de diversos segmentos vão apresentar seus programas de recrutamento e oportunidades e de estágio e emprego. Também teremos agências integradoras que oferecem vagas de estágio em todo o Brasil. Os interessados, alunos da Una ou não, poderão se inscrever para tentar uma vaga.” Conforme o diretor, o processo é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Projetos

Estudante Bruno Ferreira da Cunha vai expor, com colegas, protótipo para separação de metais e plásticos(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Estudante Bruno Ferreira da Cunha vai expor, com colegas, protótipo para separação de metais e plásticos (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
De olho no possibilidade de ver seu projeto virar realidade, o estudante do 1º período do curso de engenharia de controle e automação Bruno Ferreira da Cunha, de 20 anos, e quatro colegas vão expor o protótipo de uma esteira para separação de metais e plásticos. “O projeto propõe a automatização do processo e pode ser usado em cooperativas de catadores ou em aterro sanitário, para garantir agilidade na separação dos materiais recicláveis, além de preservar a saúde dos trabalhadores, que não precisarão ter contato com materiais contaminados”, explicou Bruno. Ele espera que a mostra seja uma oportunidade de fazer contato com empresas que tenham interesse em desenvolver o projeto.

A ExpoUna também abre espaço para que o público conheça as vertentes de cada curso superior. Na psicologia, por exemplo, alunos vão apresentar as vertentes profissionais da área e a importância de cada segmento. “Vamos esclarecer aos ingressantes e aos alunos que ainda não entraram na universidade uma possibilidade de atuação além da área clínica, que é a psicologia hospitalar, como atuar na área, a importância do psicólogo dentro do hospital para ajudar no tratamento do paciente e orientação da família”, detalha a estudante do 2º período Carolina Leite Barbosa, de 31. Para ela, a exposição exerce papel fundamental na formação e direcionamento profissional dos alunos na medida em que promove a interação entre disciplinas e o mundo do trabalho.

 

Sisu abre inscrições

Alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e que ainda não garantiram uma vaga na universidade podem se inscrever, de hoje a domingo, para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Serão oferecidas 26.336 vagas em 48 universidades federais e estaduais e nos institutos federais de educação. Em Minas, são 4.012 cadeiras em 10 instituições públicas. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22. A matrícula dos selecionados está prevista para os dias 27 e 28. Em 2 de julho, será divulgado o resultado da segunda chamada, com matrícula em 5 e 6 de julho. Os selecionados na primeira opção, mesmo que não tenham feito a matrícula, serão excluídos do segundo processo. “Tivemos um aumento de 59% no número de vagas oferecidas no Sisu neste ano”, afirma o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)