(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alunos vencedores do Torneio Mineiro de Robótica recebem bolsa da Fapemig


postado em 30/03/2011 09:24 / atualizado em 30/03/2011 09:49

Alunos do ensino fundamental e médio vencedores da etapa estadual do Torneio de Robótica Educacional FLL (First Lego League) receberam nessa segunda-feira, Bolsas de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), durante evento realizado no auditório da instituição. Os alunos fazem parte das três equipes vencedoras da competição, realizada em outubro do ano passado. As equipes são dos municípios de Cachoeira de Minas, Itajubá e Pouso Alegre.

Além dos alunos, estiveram presentes no encontro representantes dos municípios, da First e da Lego, empresa parceira do evento, além do presidente e do diretor científico da Fapemig, Mario Neto Borges e José Policarpo Gonçalves de Abreu. “Dentro do escopo de atividades da Fapemig, consideramos a disseminação do conhecimento científico através de iniciativas deste tipo, uma das mais importantes. Elas despertam o espírito de competição colaborativa e principalmente talentos”, declarou o presidente da Fundação.

Para o aluno José Guilherme Bustamante, de 14 anos, o Torneio possibilitou conhecer pessoas e desenvolver o trabalho em equipe. “Vou participar de novo este ano e usar a bolsa da Fapemig para fazer um curso de robótica”, planeja o jovem pesquisador.

Despertando talentos

O First Lego League é um dos principais torneios de robótica do mundo. Ele foi criado pela fundação norte-americana First – For Inspiration and Recognition of Science and Technology, em português, “Para a Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia”, com o objetivo de tornar a ciência mais agradável para as crianças e fazer com que elas sintam-se motivadas a seguir por este caminho no futuro profissional. Em 2003, a Lego entrou como parceira da competição, que hoje é toda voltada para a base educacional da empresa.

Em 2010, sob o tema do meio de transportes, fizeram parte do circuito mundial várias cidades (etapa regional) e oito estados (etapa estadual), incluindo Minas Gerais. As 49 equipes vencedoras da etapa estadual disputaram a etapa nacional, realizada em novembro passado, em São Paulo. A equipe campeã foi do Estado de Pernambuco.

No início do ano, é lançado o desafio do Torneio, dividido em duas partes: projeto de pesquisa e robô. Trabalhando em equipes de até dez pessoas, os jovens de 9 a 15 anos são guiados por um orientador. Durante o Torneio, as equipes têm um curto período de tempo para criar um robô autônomo que deve seguir uma missão pré-estabelecida e ainda apresentar uma solução inteligente para os jurados. Os times vencedores da etapa nacional garantem a vaga para representar o Brasil em três torneios mundiais da First, o “Word Festival 2011”, que ocorre nos Estados Unidos, e em torneios na Europa e Ásia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)