(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cursinhos ajudam, mas base sólida é fundamental


postado em 09/12/2008 07:10 / atualizado em 08/01/2010 03:57

Enzo Rafaello dos Santos comemora, com colegas, o primeiro lugar no vestibular:
Enzo Rafaello dos Santos comemora, com colegas, o primeiro lugar no vestibular: "É preciso estudar muito, pois as escolas não são milagreiras" (foto: Beto Noaves/EM/D.A Press - 4/7/08 )

Esforço e dedicação somados a uma boa base escolar. Esses são os ingredientes fundamentais para a receita da aprovação no vestibular chegar no ponto certo. Sem eles, não há cursinho preparatório nem milagre suficiente para garantir uma vaga no ensino superior. No concurso mais disputado do estado, o da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um verdadeiro funil selecionou, no fim de semana, milhares de concorrentes para a segunda etapa. Especialistas e estudantes são unânimes: não adianta contar com a sorte nem esperar aprender o conteúdo do colégio nos estabelecimentos especializados na preparação para os exames. Os conhecimentos acumulados ao longo de três anos no nível médio são determinantes para responder, com sucesso, as questões abertas.

A psicopedagoga e professora Geralda Maria Hallais França Ferreira é enfática: passar no vestibular é uma equação que só se fecha com disciplina e hábito de estudo. “Na primeira etapa, o cursinho dá umas dicas pontuais e produtivas para o aluno não se estressar no momento da prova e pegar macetes para analisar cada tipo de questão. Na segunda, há professores mais treinados, que acompanham a tendência dos vestibulares e das mudanças de avaliação. Mas só o preparatório não põe ninguém na universidade”, afirma.

Diretor de ensino de um pré-vestibular da capital, Roberto Régis, o Betão, ressalta a importância da base escolar. Segundo ele, sem ela, o aluno precisa de pelo menos três anos para entrar nos eixos: o primeiro para adquirir a base, o segundo para participar da primeira etapa e o terceiro para passar no vestibular das principais instituições do estado. “O aluno com boa formação capta tudo com facilidade. Quem quer tira bom proveito, quem não quer freqüenta as aulas para passear. Esperar milagre não adianta, principalmente na UFMG, onde a concorrência é maior”, relata.

Reforço

O estudante Enzo Rafaello Risi dos Santos, de 21 anos, é um exemplo de quem precisou correr atrás de conteúdo. O primeiro lugar geral da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no primeiro semestre deste ano concluiu o terceiro ano em 2005 e, desde então, tenta uma vaga para medicina na UFMG. Ele considera fraca a base que teve nos colégios nos quais estudou e, quando começou a fazer cursinho, percebeu que “o buraco era mais embaixo”, principalmente depois de ser reprovado na segunda etapa da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

“Cursinho não passa ninguém, mas ajuda bastante, se houver uma boa estrutura, com meios apropriados para dar informação e material, e se há preocupação com o desempenho do aluno. Assim, mesmo se há deficiência de conteúdo, é possível aprender alguma coisa. Mas nos preparatórios de ponta, não tem jeito. Se você não sabe, não adianta entrar, pois os professores não ensinam, eles revisam as matérias”, diz. Para Enzo, cursinho que não cobra não é bom. “A maioria das pessoas que se matricula não está preparada, por isso é preciso estudar muito e ter atenção para a prova, principalmente nas áreas específicas, pois as escolas não são milagreiras.”

A psicopedagoga Isabela Simão é mais uma profissional a reconhecer que o cursinho pode ajudar se o aluno tem base sólida, senão há efeito contrário: a angústia aumenta, pois a abordagem é voltada para a produtividade. Logo, quem não tem a teoria bem assimilada, fica perdido. “Se olharmos pelo campo psíquico, é uma forma de isentar o sujeito da responsabilidade maior, pois os alunos vão ao cursinho e consideram a tarefa cumprida. Eles se vêem dentro de um processo de formatação, no qual todos devem ser postos no mesmo nível, sem particularidade de ensino”, diz. Para Isabela, a forma mais viável de se preparar para encarar a concorrência do vestibular é estudar em colégios que oferecem o ensino médio integrado à preparação para o concurso. “Livre de pressão e com tempo hábil para desenvolver habilidades e conhecimentos, os adolescentes já saem na frente. Eles têm três anos para entrar no clima, pois não é possível se preparar em apenas um ano para entrar numa boa universidade”, adverte.

E foi justamente pensando em sair na frente que o adolescente Renato Gomes Campanati, de 18 anos, começou a estudar num colégios mais tradicionais de Belo Horizonte, ainda no segundo ano do ensino médio, para encarar o desafio de passar em medicina. Aulas e provas são, desde então, voltadas para questões parecidas com as cobradas pela UFMG. “Acho minha bagagem completa, não preciso de mais nada. Mas tudo isso também não depende só do colégio, é preciso empenho e comprometimento com os estudos.”

Também aluno do terceiro ano, André Amaral Ribeiro, de 18, candidato a engenharia química, optou pelo ensino médio integrado. Duas vezes por semana ele tem aulas à noite, quando estuda as matérias do terceiro ano e revisa as de períodos anteriores. Se classificado para a segunda fase, pretende estudar a segunda etapa em um cursinho, porque ganhou uma bolsa. Ele dá a fórmula do sucesso: Não adianta se dedicar e dar tudo de si no fim, se não houve interesse antes. “Construí a base que tenho ao longo de três anos. Para quem não fez nada, não adianta querer aprender tudo no cursinho, pois isso não será suficiente. Os pré-vestibulares podem ser bons depois do terceiro ano, para a pessoa reforçar os estudos e não perder o ritmo. Mas é importante ter em mente que ele não ensina, só revisa.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)