(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trânsito é preocupação a mais para candidatos a UFMG


postado em 07/12/2008 09:50 / atualizado em 08/01/2010 03:57

Mudanças de tráfego devem facilitar acesso dos candidatos em tempo hábil aos locais de provas(foto: Renato Weil/EM/D. A Press - 07/01/08)
Mudanças de tráfego devem facilitar acesso dos candidatos em tempo hábil aos locais de provas (foto: Renato Weil/EM/D. A Press - 07/01/08)

 

Atenção redobrada para os candidatos ao Vestibular UFMG 2009. Pelo menos três grandes eventos prometem dificultar o trânsito em direção ao câmpus Pampulha, na Região Norte de BH. Além do concurso que envolve mais de 63 mil candidatos (45 mil só em BH), haverá a Volta Internacional da Lagoa da Pampulha e, a partir das 16h, jogo no Mineirão: Cruzeiro e Portuguesa. Para evitar atrasos e dor de cabeça, os futuros universitários devem chegar mais cedo aos locais de prova. De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), os portões dos 40 endereços onde os testes serão aplicados vão ser abertos às 13h30 e fechados, impreterivelmente, às 14h.

Os candidatos que chegarem depois desse horário serão automaticamente desclassificados do vestibular. E, para reduzir o transtorno nos principais pontos de prova, a BHTrans preparou um plano especial, principalmente na UFMG e na PUC Minas, no Bairro Coração Eucarístico (Veja quadro). A gerente de gestão regional Noroeste/Pampulha da BHTrans, Maria Odila de Matos, explica que das 7h às 15h a orla da lagoa, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, ficará interditada. Desta forma, por volta das 12h, a previsão é de que haja retenção no tráfego, para os estudantes que irão em direção à UFMG e as pessoas que estiverem saindo da corrida.

“No entanto, o fluxo será em sentidos contrários. Mas nada impede que as pessoas tenham bom senso e evitem as áreas mais conturbadas. Por esse motivo, a pista exclusiva de ônibus ficará liberada. No entanto, essa facilidade vale apenas para aqueles em direção a Venda Nova, ou seja, que vão cruzar a avenida direto. Os candidatos, por sua vez, devem passar pelas pistas laterais, já que a do meio não dá acesso à UFMG” explica Maria Odila.

Ela observa que o ideal é que os estudantes usem o transporte coletivo, como ônibus e táxis. Os horários das linhas que atendem a federal e a PUC – unidades que concentram maior quantidade de alunos – serão reforçados. Outra sugestão é que os motoristas dêem preferência às avenidas Presidente Carlos Luz e Cristiano Machado. “Essa dica vale para todos os condutores que seguirem em direção à Região Norte da cidade. Se o destino da pessoa não for a UFMG, é melhor optar por outras vias”, diz. Além das equipes que serão distribuídas nos principais pontos de provas, haverá faixas de tecido sinalizando o melhor caminho a seguir. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito e da Guarda Municipal vão ajudar na operação do tráfego nos locais de prova.

PUC

As alterações no tráfego do Bairro Coração Eucarístico também serão intensas. Maria Odila explica que o estacionamento será proibido em várias ruas. “As ruas são mais estreitas e o fluxo de veículos será intenso. Para o trânsito fluir, intensificamos os horários dos ônibus e, durante o dia, fica proibido estacionar em alguns trechos”, salienta a gerente. Dúvidas e informações sobre o transporte coletivo podem ser obtidas na Central de Atendimento da BHTrans, pelo telefone 3277-6500, ou no portal da empresa www.bhtrans.pbh.gov.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)