Jornal Estado de Minas

Júri é retomado em Contagem e Bola nega ter matado carcereiro

Foi retomado, às 9h42 desta sexta-feira, o julgamento do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de matar do carcereiro Rogério Martins Novelo em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. No interrogatório, o réu nega o crime.

A sessão foi suspensa ontem às 20h45 no Fórum de Contagem. Os trabalhos foram encerrados depois de mais de uma hora de leitura de peças processuais. Antes, foi lido o depoimento prestado pela irmã da vítima na fase inicial do processo.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), durante o interrogatório nesta manhã, Bola negou participação no crime, disse não conhecer a vítima nem os familiares. A pedido da defesa, ele não vai responder às perguntas do Ministério Público.

De acordo com o processo, o crime ocorreu em maio de 2000, em Contagem. O ex-policial civil, que já cumpre pena pela morte da ex-amante do goleiro Bruno, havia sido absolvido do crime contra o carcereiro em 7 de novembro de 2012, quando foi a júri popular.

Na época, o Ministério Público recorreu da decisão, sob argumento de que os jurados se sentiram intimidados durante argumentação da defesa no tribunal. Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acataram o recurso em 2014 e determinaram a realização de novo julgamento.

A sessão do júri é presidida pelo juiz Elexander Camargos.
O conselho de senteça é formado por quatro mulheres e três homens. (Com informações de Pedro Ferreira).