Jornal Estado de Minas

Júri de Bola é adiado e sessão é remarcada para 2016


Foi adiado o júri do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, pela morte do carcereiro Rogério Martins Novelo, ocorrida em maio de 2000. O novo júri estava marcado para as 9h desta quarta-feira no Fórum de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte mas, segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a sessão foi adiada em função da morte do pai de um dos advogados. O júri foi remarcado para 17 de março de 2016.


Bola, que já cumpre pena pela morte de Eliza Samudio, havia sido absolvido do crime contra o carcereiro em 7 de novembro de 2012, quando foi a júri popular. Na época, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recorreu contra a decisão, sob o argumento de que os jurados se sentiram intimidados durante argumentação da defesa no tribunal. Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acataram o recurso em 2014 e determinaram a realização de um novo julgamento.

No recurso enviado à Justiça, o MP alegou que o conselho de sentença ficou intimidado após a exibição de um vídeo com Marcos Aparecido dos Santos realizando um treinamento com armas. A defesa argumentou que o vídeo foi apresentado em plenário com a concordância do MP.
Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acataram o recurso e determinaram a realização de um novo júri.

O crime aconteceu no Bairro São Joaquim, em Contagem, na Grande BH. Segundo o MP, o assassinato foi encomendado, pois Bola e Rogério Martins Novelo não se conheciam. O carcereiro foi morto a tiros na porta do estabelecimento comercial onde trabalhava. Bola foi reconhecido pela irmã da vítima, que testemunhou o crime, depois que a imagem dele foi veiculada em emissoras de TV e em jornais pelo envolvimento no assassinato de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno.

.