Jornal Estado de Minas

Conhecimento compartilhado


O empreendedorismo, a tecnologia e a inovação têm girado ao redor do ecossistema das startups. Atualmente, as pessoas não querem mais ser funcionárias de uma empresa, mas levar adiante o próprio negócio. As startups nascem para suprir alguma carência identificada em certos tipos de mercado e, geralmente, a ideia disruptiva vem a partir de uma experiência individual ou em uma roda de conversa. Para seguir adiante, no entanto, é necessário um espaço para trabalhar e desenvolver o produto, o que costuma ser uma grande dificuldade.
O Órbi, uma iniciativa sem fins lucrativos, nasceu justamente com o objetivo de abrigar startups. Sendo uma iniciativa do Banco Inter, da MRV Engenharia e da Localiza, o Órbi é um espaço que conecta as startups em um único escritório.
“O Órbi será um espaço compartilhado entre as startups para trabalharem juntas e dividir conhecimento. Elas receberão o apoio das empresas idealizadoras para manter seus projetos. Para nós, patrocinadores, queremos com o Órbi ganhar conhecimento, rede de contatos, novas visões de estratégia e planejamento, além de conseguir boas oportunidades de negócios”, afirma João Vitor Menin, presidente do Banco Inter e idealizador do projeto.

Inicialmente, a infraestrutura do espaço terá lugar para abrigar 20 startups residentes, já em estágio pós-aceleração e que gerem receita. Hoje, 15 startups já foram selecionadas e terão espaços de trabalho permanentes no local e ajuda especializada para se qualificarem a receber investimentos.

As startups mineiras interessadas em se inscrever para participar do Órbi podem entrar em contato pelo e-mail contato@orbi.com. “Podem participar empresas da comunidade San Pedro Valley de Belo Horizonte. Temos um conselho formado por representantes das três empresas patrocinadoras, três representantes das startups e outro membro independente. A seleção das integrantes é feita por esse conselho”, diz.
Por fim, Menin fez questão de ressaltar a capital mineira como cidade do conhecimento e o retorno que o espaço Órbi pode dar a essas startups. “Belo Horizonte é a capital do conhecimento, pois temos grandes empresas e startups que começaram aqui e hoje são reconhecidas nacionalmente.

Mesmo assim, temos uma taxa crescente de mortalidade dessas empresas. Com o Órbi queremos fomentar o ecossistema de tecnologia e inovação da cidade, por meio da formação de um berço de geração de novos negócios, contribuindo, assim, para a diminuição da taxa de mortalidade dessas empresas. Queremos estimular o empreendedorismo em BH”, completa João Vitor Menin.

 

* Estagiária sob a supervisão da editora Teresa Caram

.